26/10/2010

Câmara Municipal aprova projeto de Potencial Construtivo para a Arena.

Os vereadores de Curitiba aprovaram na manhã desta terça-feira, em primeiro turno, os projetos propostos pela prefeitura para a realização da Copa de 2014 na cidade. O projeto que institui potencial construtivo à Arena foi aprovado por 26 votos favoráveis e 2 contrários. Já a proposta de isenção do Imposto Sobre Serviço (ISS) para a Fifa foi aprovado por unanimidade.
De acordo com o líder do governo na Câmara, vereador Mário Celso Cunha, a aprovação das duas propostas é uma vitória para todos que trabalham em favor da realização do Mundial de 2014 na cidade. "É o pontapé inicial para que Curitiba receba os jogos da Copa do Mundo. Se não fosse na Arena (a realização dos jogos) estaria inviabilizada a Copa aqui em Curitiba", destacou.
O presidente do Conselho Deliberativo do Atlético Paranaense, Gláucio Geara, esteve presente à sessão na Câmara Municipal e salientou que os ganhos são para toda a população paranaense. "Houve bom senso por parte dos vereadores. Como eu sempre disse: não é o estádio do Atlético que está sendo concluído, é o estádio da cidade de Curitiba para receber a Copa", disse.
Geara explicou que clube aguarda a aprovação do projeto de liberação do Fundo de Desenvolvimento Estadual (FDE), na Assembleia Legislativa, para abrir a concorrência pública para as obras. "Neste momento, estamos agilizando os projetos conclusivos para a Arena da Baixada - com projetos hidráulicos, elétricos, de substituição da cobertura, entre outros. Com isso será criada uma comissão técnica da diretoria administrativa para a condução de uma grande concorrência pública para uma construtora que se habilite para essa obra", disse. Um dos critérios da concorrência será a construtora que garanta a obra no menor prazo possível, possibilitando que Curitiba também receba jogos da Copa das Confederações em 2013.

Benefícios
Durante a sessão na Câmara Municipal, o vereador Mário Celso Cunha comentou sobre os diversos benefícios que a cidade de Curitiba receberá com a realização dos jogos da Copa do Mundo em 2014. A previsão é que o Mundial agregue R$ 183 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) nacional até 2019, com investimentos de R$ 33 bilhões em infraestrutura urbana nas cidades brasileiras até 2014.