26/10/2010

Câmara aprova projeto do Potencial Construtivo da Arena da Baixada.

Vereadores aprovaram na manhã desta terça-feira (26), por 26 votos a 2, o projeto que possibilitará a conclusão do estádio Joaquim Américo.
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou na manhã desta terça-feira (26) dois projetos de lei considerados vitais para a realização da Copa do Mundo de 2014 na capital paranaense. O Potencial Construtivo, que possibilitará ao Atlético Paranaense receber R$ 90 milhões para a conclusão do estádio Joaquim Américo, a Arena da Baixada, passou pelo crivo dos vereadores por 26 votos a 2. A lei de isenção do ISS (Imposto Sobre Serviços), que beneficiará a Fifa e é condição para a escolha de uma cidade-sede do Mundial, foi aprovada por unimidade.
"O Potencial Construtivo criado hoje (terça), com muita responsabilidade pelos vereadores, permite que o Atlético vá até o mercado e capte dinheiro para a conclusao da Arena", comemorou Luiz de Carvalho, asessor da prefeitura para assuntos da Copa, em entrevista ao telejornal Paraná TV, da RPCTV.
"Houve muito bom senso dos vereadores. Como sempre disse: não é o estádio do Atlético que está sendo concluído, é o estádio da cidade de Curitiba para receber a Copa", declarou o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Gláucio Geara, que acompanhou a sessão.
Das nove emendas apresentadas ao Potencial Construtivo, quatro foram rejeitadas - todas elas estavam fora do acordo entre as bancadas, e como os governistas têm maioria na Câmara, conseguiram barrá-las. Quatro outras alterações na proposta do ISS foram aprovadas.
Curiosamente, os dois únicos votos contra a proposta do Potencial Construtivo foram dos vereadores Jair Cézar (PSDB) e Aladim Luciano (PV), que fazem parte da base de apoio do governo.
"Não sou contra a Copa, mas contra a maneira como se está fazendo. O crédito não vai voltar ao município, está sendo transferido a terceiros não havendo ressarcimento", criticou Cézar, em entrevista à Rádio CBN.
O vereador Pedro Paulo (PT), líder da oposição, discursou antes da votação e explicou o motivo pelo qual seu grupo apoiou o projeto.
"Vamos votar de maneira favorável porque o interesse público justifica a aprovação do projeto", reiterou, à CBN.
A liberação do Fundo de Desenvolvimento Estadual (FDE), que servirá de empréstimo à construtora que fará a reforma da Arena, ainda será discutida na Assembleia Legislativa, bem como a isenção de impostos estaduais à Fifa.