29/09/2010

Conselheiros aprovam obras da Arena.

O acordo firmado entre Atlético, Prefeitura de Curitiba e governo do Estado para a conclusão da Arena da Baixada para a Copa do Mundo de 2014 recebeu ontem o aval do conselho deliberativo rubro-negro. O clube também confirmou que manterá o projeto enviado à Fifa quando Curitiba apresentou sua candidatura a sub-sede do mundial.
A reunião extraordinária dos conselheiros atleticanos serviu apenas como uma aprovação simbólica ao convênio firmado entre o clube e o poder público, que prevê apoio financeiro às obras de finalização do estádio. “Não houve votação nem nenhum questionamento ou posição contrária”, diz o presidente do Conselho do Furacão, Gláucio Geara.
Segundo Geara, além da cessão de títulos de potencial construtivo no valor de R$ 90 milhões pelo município e o financiamento do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), do governo do Estado, o acordo também exige contrapartidas do clube. “Algumas alas do estádio serão cedidas para projetos e eventos do governo e da prefeitura”, revela.
Após a diretoria rubro-negra expor os termos do acordo e traçar um histórico das negociações, o arquiteto Carlos Arcos mostrou detalhes do projeto que visa adequar a Arena às normas da Fifa.
Apenas pequenos ajustes foram feitos em relação aos planos já apresentados. O Atlético chegou a pleitear que algumas exigências fossem revistas, mas não foi atendido.
Assim, além da construção do setor que resta para completar o estádio, o Joaquim Américo passará por uma reforma completa da estrutura atual. A principal alteração será a retirada das duas torres que ficam na reta da rua Getúlio Vargas e a troca de toda a cobertura da Arena. Também haverá mudanças nos vestiários, lanchonetes, camarotes e cabines de imprensa.

Licitação
O Atlético ainda trabalha na conclusão dos projetos executivos, que incluem as plantas baixas e detalhes como as partes elétrica e hidráulica do estádio. Quando tudo estiver pronto, o clube fará uma licitação para escolher a construtora que ficará responsável pelas obras.
“O prazo para a conclusão desses projetos é de cerca de 90 dias. O edital de licitação deve ser publicado por volta de fevereiro do ano que vem”, diz o presidente atleticano, Marcos Malucelli.