11/06/2010

Conselho do Atlético-PR rejeita proposta para obras na Arena.

Participação do estádio na Copa 2014 segue sendo dúvida.
Na noite desta quinta-feira, o Conselho Deliberativo do Atlético-PR, em reunião extraordinária, vetou de forma unânime (cerca de 144 conselheiros estiveram presentes) a proposta da prefeitura de transformar a Arena em um "potencial construtivo".
O objetivo do governo era transformar o local em uma área onde empresas e construtoras pudessem investir financeiramente na conclusão das obras e, dessa forma, ganhassem o direito de ultrapassar o limite exigido em uma outra região. Esse plano seria estendido também para Coritiba e Paraná.
Porém, com a negativa do Furacão, a participação da Arena na Copa do Mundo em 2014 está cada vez mais distante. Isso porque as cidades-sedes tinham 30 dias, desde a vistoria nas obras, para apresentar a viabilidade financeira dos projetos. O prazo termina na semana que vem e, no momento, a prefeitura não tem uma proposta para entregar.
O principal entrave é o fato de o Atlético-PR já ter deixado claro que não irá concluir sozinho as obras, uma vez que há interesse do Estado também na participação da Arena. O clube quer apenas concluir o estádio, cujo valor é de aproximadamente R$ 30 milhões.
Para que o local possa sediar uma Copa do Mundo, a Fifa exige várias alterações como vestiários, cabines de imprensa, entrada em campo, estacionamento e tirar as torres que dão suporte ao segundo anel. Essas mudanças gerariam um gasto de mais R$ 90 milhões.
Uma saída para que Curitiba seguisse como uma das sedes da próxima Copa seria a utilização de um outro estádio. É aí que entra um projeto de Coritiba e Paraná, que podem construir uma Arena juntos. A proposta já existe e as obras seriam concluídas em abril de 2013.
Como esse novo estádio não seria uma propriedade privada (Coritiba e Paraná apenas teriam o direito de utilizar o local), mas sim da prefeitura, não haveria problema no uso de dinheiro público.