03/10/2009

A Copa do Mundo é nossa… As Olimpíadas também!

Está definido: o Rio de Janeiro será a cidade-sede dos 31º Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O Brasil comemora o anúncio oficial feito pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, hoje às 13h30 (horário de Brasília) na capital da Dinamarca, Copenhague. Pela primeira vez a América do Sul sediará uma edição das Olimpíadas. A comemoração já começou na Praia de Copacabana e inclui uma apresentação da bateria da escola de samba Salgueiro.
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, acompanhou a defesa da candidatura do Rio de Janeiro, feita pelo presidente Lula, um dos principais destaques da cerimônia. Também estiveram presentes o ministro do Esporte, Orlando Silva, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário-geral da candidatura carioca, Carlos Roberto Osório.
Favorita entre as candidatas – Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão) –, a capital do Rio de Janeiro obteve a preferência da maioria dos 106 membros do COI, que votaram secreta e eletronicamente, após análise do relatório de avaliação de cada uma das quatro candidatas, na cidade que julgaram ser a mais bem preparada.
No último relatório de avaliação, publicado por uma comissão do COI no início de setembro, o dossiê do Rio de Janeiro havia sido qualificado como “de muito alta qualidade”. Foram considerados entre os critérios quesitos como economia, infraestrutura, meio ambiente, segurança, transporte e acomodações.