03/10/2009

Atlético tenta encerrar seca como visitante.

Furacão encara o Corinthians no Pacaembu com a missão de voltar a vencer fora de Curitiba após cinco derrotas em território inimigo.
Voltar a conseguir pontos longe da Arena da Baixada é o desafio do Atlético no jogo de hoje, contra o Corinthians, às 18h30, no Pacaembu. Contando a partida frente ao Botafogo pela Sul-Americana, o Rubro-Negro perdeu nas últimas cinco vezes em que atuou longe da torcida – no Brasileiro, a sequência de insucessos ocorreu diante de Vitória, Náutico, Atlético-MG e Pal­­meiras.
Seis pontos distante da zona de rebaixamento, os atleticanos trazem do ano passado a lição de que somar como visitante é importantíssimo. Na péssima campanha de 2008 em que es­­capou da degola só na última rodada, o Furacão teve um re­­trospecto de 13 derrotas seguidas distante de Curitiba.
Por mais que o desempenho forasteiro do Atlético nessa temporada não seja tão ruim, os números mostram que jogar fora mais uma vez não é o forte do time. Em 14 partidas longe da Arena (contando o confronto contra o Fluminense, que ocorreu em Londrina por perda de mando de campo), foram quatro vitórias, um empate e nove derrotas: aproveitamento de 30,9%.
Apesar das evidências, a ro­­tina de voltar para casa derrotado não traz preocupação ao técnico Antônio Lopes. Logo que o De­­legado assumiu, o Rubro-Negro engatou triunfos sobre o Cru­­zeiro, no Mineirão, e o Bo­­ta­­fogo, no Engenhão. Po­­rém, de lá para cá...
“Cobrar os jogadores por causa disso é bobagem. Temos é de treinar e trabalhar bastante. O Grêmio só ganhou um jogo fora de casa e está lá em cima. Temos de tentar ganhar sempre, mas a obrigação é mesmo de fazer a lição de casa”, afirma o Dele­­gado.
Por mais que o treinador tire o peso das costas da equipe, a atual sequência da tabela não permite o luxo de só perder como visitante. Após o Timão, os atleticanos recebem o Grê­­mio, na quarta-feira, e depois viajam novamente para pegar o Internacional. Todos adversários posicionados na parte alta da classificação.
“Vestir uma camisa de peso como a do Atlético já traz uma grande motivação. Enfren­­tando um adversário como o Corin­­thians, temos de ter ainda mais motivação. Vamos conseguir uma boa sequência fora”, garante o goleiro Galatto.
No Pacaembu, Antônio Lopes deve mudar o sistema de jogo do Atlético para o 4–4–2. No en­­tanto, o técnico assegura ter opções para mudar o esquema mesmo sem fazer substituições.
“O Nei pode ser lateral-direito e zagueiro; o Wesley, meia e ala; e o Marcinho, atacante e meia. Tu­­do vai se ajustar conforme a necessidade”, explica o trei­­na­dor, que ainda não conta com o atacante Alex Mineiro. Mesmo recuperado de lesão na coxa direita, o camisa 9 ficou em Curi­­­­­­tiba me­­lhorando o condicionamento físico.