27/09/2009

Antonio Lopes - prevê futuro promissor para o Atlético/PR por conta do elenco jovem.

Campeão por praticamente todos os clubes que passou, Antonio Lopes é um dos treinadores mais vitoriosos do futebol brasileiro, mas neste ano tem um objetivo bastante diferente do que está acostumado: evitar o rebaixamento do Atlético/PR. Suspenso por 30 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas já com efeito suspensivo concedido, o técnico falou com exclusividade com o site Justicadesportiva.com.br sobre os objetivos atleticanos nesta temporada. Lopes também comentou a boa fase de Paulo Baier, do futuro promissor dos jogadores do Furacão e ainda a sequência de jogos complicadas que terá pela frente contra Palmeiras e Corinthians.
Site JD – Como recebeu esta notícia da suspensão de 30 dias imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva?
Antonio Lopes – “Fica difícil falar, porque eu queria a absolvição, mas o tribunal me condenou em 30 dias e agora o departamento jurídico do clube tomar a decisão correta. Prefiro nem falar muito sobre isso, deixo os advogados falarem, não compete a mim nada depois dessa condenação”.
Site JD – Há algum tempo, você assistia aos jogos de cima e no intervalo descia para acompanhar do campo. Agora, punido será obrigado a ficar o jogo inteiro de cima e não poderá descer no intervalo. É bem diferente assim?
Antonio Lopes – “Com a punição, você não fica a vontade. Você só pode ir para o estádio, tem que pagar ingressos para entrar. É um pouco diferente. Antes, víamos o primeiro tempo de cima, em um local privilegiado para ver bem a partida e aí ia para o intervalo para poder conversar melhor com a rapaziada. Via o jogo melhor que se estivesse embaixo, que dificulta um pouco a visão, mas com o tempo você vai aprendendo a superar este obstáculo. Mesmo assim, anos atrás fizemos isso muito bem e colhemos bom resultado”.
Site JD – Qual é o real objetivo do Atlético/PR neste Campeonato Brasileiro? É mesmo apenas se manter na elite?
Antonio Lopes – “Primeiro objetivo é se afastar cada vez mais da zona de rebaixamento, é atingir logo estes 45 pontos, que os grandes estatísticos dizem que é o número que alcançado a equipe estará certamente fora do rebaixamento. Então, nossa prioridade é essa. Quando assumimos, o Atlético estava na zona de rebaixamento, conseguimos tirar e agora o objetivo é esse. Ganhar os jogos para ir se afastando cada vez mais”.
Site JD – Após o jogo contra o Sport, que o Atlético/PR venceu por 1 a 0, a torcida reclamou muito que o time não jogou bem. Há uma pressão grande por espetáculo?
Antonio Lopes – “Torcida é assim mesmo. Também já fui torcedor, você gosta de ver seu time ganhar e fazer grandes partidas e a gente entende isso. Mas já vencemos na Arena dando grande espetáculo, como contra o Barueri, onde ganhamos e fizemos uma partida boa. Mesmo coisa contra o São Paulo, que é um dos fortes concorrentes. Tivemos uma partida taticamente perfeita. Contra o Flamengo, tivemos uma boa exibição, apesar de não termos ganho o jogo. Nem sempre iremos fazemos grandes partidas, ainda mais na altura do campeonato, em que o Atlético está procurando se afastar da zona de rebaixamento, o mais importante é a vitória. Se puder der espetáculo para agradar a torcida tudo bem”.
Site JD – O Corinthians tem o Ronaldo. O Flamengo tem Adriano, que são jogadores diferenciados. O Atlético/PR tem o Paulo Baier. Ele pode considerado o diferenciado deste time?
Antonio Lopes – “O Paulo Baier se recondicionou fisicamente. Quando cheguei ele não estava bem, não vinha nem atuando direito. Ele melhorou no aspecto físico e com esta evolução, melhorou tecnicamente e taticamente. Assim, dar para cumprir o que é determinado para ele, pois tecnicamente não esqueceu nada. Sempre foi um grande jogador, que tem um bom passe, bom domínio, bom chute. É importante nas bolas paradas. Jogador que ajuda muito ao Atlético nas partidas e nas vitórias tem sido importante”.
Site JD – Você tem em mãos um elenco formado, basicamente por jogadores jovens. Este é um Atlético para as próximas temporadas?
Antonio Lopes – “Esse trabalho vai surtir efeito mais ainda no ano que vem, quando esta gurizada ganhar mais experiência com o desenrolar do Brasileiro. Quando terminar a temporada e iniciar o Estadual, uma competição que já que participaram vão render muito mais e o Atlético tende a se fortalecer com isso. Lógico que vamos precisar de contratações, de mais três ou quatro jogadores top para fazer a mescla com eles e assim formar um time forte para 2010”.
Site JD – Vendo entusiasmo nas suas palavras, quando fala do elenco, faz parte do seu planejamento ficar em Curitiba em 2010?
Antonio Lopes – “Estou pensamento apenas no Campeonato Brasileiro e no sentido de ajudar o Atlético a sair dessa zona de rebaixamento e permanecer na Primeira Divisão”.
Site JD – O Atlético tem pela frente dois jogos complicados contra Palmeiras e Corinthians, ambos em São Paulo. Como se prepara estas partidas?
Antonio Lopes – “É bom isso. Gosto de jogar contra times que estão lá em cima na tabela. Às vezes a equipe que está bem posicionada não vem com tanta vontade, determinação, como vem as equipes que estão bem abaixo. Aconteceu isso contra o Sport, que eles vieram com tudo e parecia final de Copa do Mundo. Isso sempre dificulta. O time que está bem vem mais tranquilo, cadenciado, não tem tanta força e vontade. Sempre gostei mais enfrentar times desta natureza”.