05/11/2010

CAP vence e mantém esperança de Libertadores.

Com ingredientes de superação, emoção e muita determinação, o Atlético Paranaense venceu o Palmeiras por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, na Arena. O gol do jogo saiu aos 39 minutos do segundo tempo, envolvendo dois atletas que entraram na etapa complementar: Marcelo cruzou a bola para Nieto, que fuzilou contra a meta do goleiro Deola.
Com a vitória, o CAP mantém as chances de classificação para a Libertadores da América 2011. O clube chega aos 50 pontos, na oitava colocação, a quatro pontos do Botafogo, hoje quarto colocado e último integrante do G4. Junto com o Atlético, com os mesmos 50 pontos, estão Santos, Internacional, São Paulo e Grêmio.
Em campo, os dois times tinham na bola parada suas principais armas. Do lado atleticano com Paulo Baier, especialista nas cobranças de falta. Do lado palmeirense a qualidade vinha no mesmo fundamento, com Marcos Assunção. Mas no primeiro tempo, o que se viu foram poucas boas oportunidades para essa poderosa arma dos dois times. Do lado atleticano, a melhor oportunidade foi aos 38 minutos, numa cobrança de falta de Paulo Baier, que obrigou o goleiro Deola espalmar para fora.
A arbitragem também se envolveu em dois lances polêmicos: primeiro aos 22 minutos, marcando impedimento no gol do Palmeiras, com Tadeu que estava adiantado em relação à zaga do CAP. Depois aos 27 minutos, com Bruno Mineiro sendo derrubado na área, mas o árbitro Wallace Nascimento Valente, do Espírito Santo, não marcou a penalidade em favor do Furacão.
No segundo tempo, o Atlético entrou com a proposta de manter mais a bola no campo de ataque. Aos 12 minutos, o técnico Sérgio Soares tirou Netinho para a entrada de Nieto. Pouco depois, o CAP teve a sua melhor oportunidade em campo até então: Chico arriscou um chute forte de longe, obrigando o goleiro palmeirense a praticar excelente defesa. Aos 17 o Furacão chegou outra vez com perigo, após boa jogada de Wagner Diniz e do rebote de Deola, Chico chutou para fora.
Logo depois, Sérgio Soares mudou mais duas peças no time, com a entrada de Marcelo no lugar de Bruno Mineiro; e de Claiton no lugar de Vitor.
Com as alterações, o Atlético deteve mais a posse de bola. E a insistência na busca pelo gol foi recompensada aos 39 minutos: Marcelo cruzou a bola na medida e Nieto concluiu para o fundo da rede: 1 a 0 para o CAP. Aos 43 minutos, Neto fez excelente defesa na cobrança de falta de Marcos Assunção e garantiu a vitória atleticana.
O Atlético Paranaense jogou com a seguinte formação: Neto; Wagner Diniz, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Chico, Vitor (Claiton), Paulo Baier e Netinho (Nieto); Bruno Mineiro (Marcelo) e Ivan Gonzalez.