20/09/2010

Representantes de Curitiba assinam acordo financeiro para viabilizar obras da Arena 2014.

O Estado do Paraná concluiu a análise do projeto de viabilização econômico-financeira do projeto de conclusão da Arena do CAP, em Curitiba, selecionada pela Fifa como uma das doze sedes da Copa do Mundo de 2014. Nesta segunda-feira (20/09) foi assinado o termo de cooperação financeira, com a determinação dos critérios do financiamento para as obras indispensáveis ao recebimento de jogos do Mundial. A assinatura do documento permite que a Comissão Gestora da Copa no Paraná encaminhe à Fifa as conclusões relativas à comprovação da viabilidade de execução do projeto paranaense, uma das exigências para a manutenção das cidades indicadas como subsedes da Copa do Mundo.
A assinatura do termo de cooperação financeira para as obras no estádio é resultado de uma ampla mobilização estadual, com a participação de representantes do município de Curitiba, do governo estadual, da comunidade paranaense, além do próprio Atlético Paranaense. O documento foi assinado pelo governador Orlando Pessuti, o prefeito Luciano Ducci, o presidente do Conselho Administrativo do Atlético, Marcos Malucelli, e o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Gláucio Geara, num evento no espaço VIP da Arena.
O governador Orlando Pessuti apresentou o anteprojeto de lei que permite ao F.D.E. - Fundo de Desenvolvimento Econômico do Paraná, gerido pela Agência de Fomento do Estado, a aceitar como garantia do financiamento proposto os títulos representativos do Potencial Construtivo Especial, a serem emitidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba. Com essa alteração na legislação será possível o enquadramento da operação de financiamento em prazos e com encargos financeiros compatíveis com a capacidade de amortização dos créditos concedidos. "Nossa capital será a primeira cidade sede a concluir totalmente um dos mais modernos estádios do país. Dentro dessa perspectiva, temos plenas condições de receber também alguns dos jogos mais importantes da Copa das Confederações de 2013, com a natural exposição de Curitiba e do Paraná aos olhos do mundo, com as previsíveis consequências favoráveis desse fato para toda a nossa região", destacou o governador Orlando Pessuti.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Gláucio Geara, a assinatura do termo é resultado da dedicação das esferas municipal e estadual, garantindo uma maior flexibilidade na busca da melhor solução para a continuidade do projeto paranaense como subsedes da Copa. "Ganham os paranaenses e curitibanos, inserindo a cidade nos investimentos dos próximos quatro anos previstos no Plano de Aceleração do Crescimento, o PAC da Copa. Estão previstos investimentos do governo federal em Curitiba, o que deve gerar empregos diretos e indiretos para a população local", afirmou.

Projeto do estádio
De acordo com o presidente do Conselho Administrativo do Atlético, Marcos Malucelli, a assinatura do termo de cooperação financeira é um importante passo para o início das obras da última etapa de finalização do estádio. "Agora, vamos para a segunda etapa que é a conclusão do projeto executivo e dos projetos complementares, o que possibilitará orçar a obra de forma definitiva e dar início à publicação do edital de licitação para as construtoras interessadas na conclusão da Arena", explicou. Finalizando: "Com a Arena concluída, Curitiba estará definitivamente inserida como apta a receber as mais importantes competições do futebol mundial, tendo uma das mais modernas infraestruturas de estádio de futebol do mundo", disse Malucelli.

Finalização da Arena dará a Curitiba um dos estádios de futebol mais modernos do Brasil
A assinatura do termo de cooperação financeira com a formalização dos critérios de financiamento para as obras na Arena do CAP possibilitará que Curitiba abrigue um dos mais modernos estádios de futebol do país. O projeto completo da Arena foi apresentado pelo Atlético há três anos e será colocado em prática. A primeira ação é fazer o projeto executivo da obra com valores atualizados de custos para a ampliação do estádio. Depois, haverá a publicação de edital de licitação com a concorrência pública das construtoras interessadas na obra e a formatação do cronograma completo da obra.
Todo o projeto do estádio seguiu as recomendações do Caderno de Encargos da Fifa, dando a Curitiba a possibilidade de sediar qualquer importante partida de futebol do mundo. Quando estiver totalmente finalizada, a Arena terá capacidade para cerca de 41 mil pessoas. Todos os espectadores assistirão aos eventos sentados em assentos numerados e com uma visão completa do campo de jogo.
A obra prevê ainda a extinção do fosso que separa o gramado das cadeiras destinadas à torcida e não existirá área de circulação no entorno do gramado. Essas medidas são orientações da Fifa, privilegiando a visão e a proximidade do público presente, com o gramado.
A Arena tem ainda diferenciais como a acessibilidade, permitindo a fácil circulação do público no interior e no perímetro do estádio, além de acesso exclusivo a portadores de necessidades especiais. O sistema de segurança do estádio também será reformulado, com instalações para a polícia, venda de entradas, prevenção de incêndios, sala de primeiros socorros para o público, área para o Corpo de Bombeiros e sistema de vigilância por TV.
.
Incentivo construtivo
Para adequar a Arena aos padrões da Fifa para a Copa, Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado e Clube Atlético Paranaense dividiram responsabilidades. Cada parte ficou responsável em obter 1/3 dos investimentos. Parte dos recursos, R$ 90 milhões, será captada na iniciativa privada, por meio de incentivo construtivo.
O incentivo construtivo é um instrumento urbanístico usado em Curitiba desde 1980, e que não utiliza recursos públicos. O modelo de incentivo que será usado na Arena não irá alterar o zoneamento nem o parâmetro construtivo de Curitiba. "Nosso modelo de captação de recursos junto à iniciativa privada foi elogiado pelo Comitê Organizador Local", diz o prefeito Luciano Ducci.
A parte do Governo do Estado será repassada à Prefeitura de Curitiba, a fundo perdido, como investimento em obras na cidade para a Copa. Entre essas obras estão a ligação Capão da Imbuia/Cabral; obras na rua Raul Pompéia; na avenida Salgado Filho; no entorno da Arena da Baixada; e melhorias na micro e macro drenagem perto do estádio.
A cidade também terá obras do PAC de Mobilidade Urbana, como as revitalizações das avenidas Cândido de Abreu, das Torres e Marechal Floriano; revitalização da Rodoviária e implantação do Sistema Integrado de Mobilidade. "A Copa em Curitiba deixará um legado em obras para todos os curitibanos", afirma Luciano Ducci.

Logomarca de Curitiba na Copa
Também está sendo apresentada a logomarca de Curitiba para a Copa do Mundo FIFA 2014. A logomarca foi feita pela FIFA e é a mesma para as 12 cidades-sede brasileiras, com mudança apenas no nome da cidade na parte inferior da logomarca.
A logomarca das cidades foi feita pela FIFA usando o emblema oficial da Copa 2014, cercado por uma moldura em verde. As cidades devem usar apenas esta marca, e não o emblema oficial.
É uma logomarca registrada pela FIFA, que só pode ser usada de forma publicitária por quem tem relação contratual com a FIFA e mediante aprovação prévia da entidade.