23/09/2010

Na raça, Furacão bate Inter e entra de vez na briga pela Libertadores.

Paulo Baier, de falta, marcou o único gol da partida.
O Atlético entrou de vez na briga por uma vaga na Copa Libertadores da América de 2011. Com um gol de Paulo Baier, de falta, a equipe de Paulo César Carpegiani derrotou o Internacional por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (22), na Arena da Baixada, e agora está a dois pontos do Botafogo, atual quarto colocado.
“A equipe tem muita qualidade. Muita gente duvidou, não deu moral, mas provamos dentro de campo que o time pode surpreender”, disse o lateral-esquerdo Paulinho, ainda no gramado do Joaquim Américo.
“A Arena voltou a ser o “caldeirão”. Todo mundo correu, se esforçou. O Inter é uma grande equipe, não à toa é campeão da Libertadores, mas em casa, com nossa torcida, temos que prevalecer”, disse o volante Chico, citando os torcedores que lotaram o estádio e empurraram o clube da Baixada.
No próximo domingo (26), às 16h, o Rubro-Negro enfrenta justamente o Botafogo , fora de casa, pela 25ª rodada do Brasileirão. O Inter, por sua vez, encara o líder Corinthians, no mesmo horário, no estádio Beira-Rio.

Domínio colorado. Gol atleticano
Visitante incômodo sempre que vem a Curitiba, o Inter não fugiu à regra nesta quarta. No primeiro tempo, o gramado da Arena da Baixada mais parecia o do Beira-Rio. Era o Colorado quem dominava o jogo desde o início. Recuado, o time rubro-negro não sabia como atacar. Sem ter a posse de bola, apenas se defendia das investidas gaúchas.
Na melhor delas, aos 38 minutos, Tinga recebeu cruzamento rasteiro da esquerda e, livre, acertou o pé da trave do goleiro Neto.
Enquanto D’Alessandro, Damião, Giuliano e companhia massacravam a defensiva dos donos da casa, Paulo Baier não era aquele que a torcida espera. Pelo menos até aos 43’, quando depois de uma cruzamento errado de Wagner Diniz, Maikon Leite conseguiu uma falta próxima da risca da grande área. Aí o capitão colocou a bola em baixo do braço, ajeitou com carinho e mandou com perfeição no ângulo. Pato Abbondanzieri só olhou o placar ser aberto.

Inter pressiona, mas para na defesa
Atrás no placar, o Inter continuou com o mesmo ritmo alucinante no segundo tempo. Marcando no campo de defesa atleticano, a equipe de Celso Roth sufocava o Furacão, que tentava explorar os contragolpes. O goleiro Neto precisou trabalhar várias vezes, mas na maioria delas, o Colorado errava o alvo.
Em uma jogada rápida, aos 13', Maikon Leite perdeu, na cara do goleiro, a chance de ampliar, enquanto o Inter abusava de bolas alçadas na área, quase todas rechaçadas pela defensiva.

Ilan reencontra torcida, mas não resolve
Aos 17’, o Inter promoveu uma troca de paranaenses. O talismã Giuliano deixou o campo para a entrada do atacante Ilan, que preferiu não renovar com o West Ham, da Inglaterra. O campeão brasileiro em 2001 pelo Rubro-Negro, ainda sem ritmo de jogo, não levou perigo em sua estreia.

Expulsões e vitória
No fim do duelo, o lateral Daniel fez falta em Ivan González, mas o árbitro goiano André Luiz de Freitas Castro expulsou os dois. Os gaúchos pressionaram até o fim, mas a boa zaga formada por Rhodolfo e Manoel tratou de afastar qualquer oportunidade dos rivais - e colocar o Atlético de vez na briga pela América.