23/08/2010

Furacão mostra quem manda no Caldeirão.

O Atlético fez valer a raça dos jogadores em campo e o apoio da torcida que lotou a Arena da Baixada para vencer o Flamengo ontem por 1 a 0. O resultado manteve o tabu do Furacão de não perder em Curitiba desde 1974 e desempatou o número de vitórias no confronto entre os dois rubro-negros. Agora são 12 vitórias paranaenses e 11 cariocas na história. Além disso, o Atlético subiu para a 14ª posição na tabela com 17 pontos.
O fato de jogar em casa, ter em tese uma equipe ofensiva com três atacantes e precisar da vitória para fugir da zona do rebaixamento fez com que o Rubro-Negro paranaense fosse para cima do Flamengo.
Tanto que os visitantes foram dominados durante a maior parte do jogo. O resultado só não foi mais tranquilo porque o ataque errou demais o arremate final a gol. Ainda assim, Maikon Leite foi o destaque do confronto.
No lado negativo, Marcelo destoou e, para piorar, a torcida pegou no pé do jogador em toda jogada que ele errava. Com vinte minutos de confronto a galera já pedia pela presença de Branquinho.
O Flamengo teve dificuldades em fechar os contra-ataques, com Val Baiano sempre se enrolando com a bola ou sendo pego em impedimento. No duelo entre a agora penúltima zaga mais vazada contra um dos piores ataques, Manoel e Rhodolfo foram soberanos.
Por mais que o jogo estivesse movimentado, a primeira chance de gol aconteceu apenas aos nove minutos. O volante Chico lançou na área e Bruno Mineiro escorou de cabeça para Maikon Leite, que girou e chutou com categoria, mandando a bola à direita do gol flamenguista.
Maikon Leite foi o destaque nas finalizações durante o jogo e novamente chegou com chances aos 25, depois ao receber uma bola espirrada e tentar surpreender o arqueiro Marcelo Lomba mas novamente a bola passou raspando a trave direita.
O jovem atacante pegou confiança e passou a incomodar a zaga visitante com toques rápidos e partindo para cima da marcação. No seu ponto alto do primeiro tempo, deu um drible de corpo no marcador, invadiu a área e chutou forte, carimbando o travessão adversário, quase no ângulo esquerdo.
Este lance só não foi a maior chance da etapa porque Paulo Baier perdeu chance incrível aos 42 minutos. Maikon Leite fez grande jogada individual pela direita e chutou cruzado.
O capitão atleticano fechava pela esquerda no segundo pau e, para desespero dos atleticanos, com o gol escancarado, chutou para fora. O primeiro tempo ainda mostrou uma grande jogada de Bruno Mineiro, que driblou dois jogadores e chutou de fora da área mas a bola subiu demais.
Segundo tempo
Paulo César Carpegiani atendeu aos pedidos vindos da arquibancada e colocou Branquinho no lugar de Marcelo no intervalo. Quase como um repeteco, a segunda etapa também foi marcada pelo domínio atleticano e o Flamengo só chegava com as bolas paradas de Petkovic.
E logo na primeira delas no comecinho do jogo o Furacão só não levou por causa de uma defesa milagrosa de Neto. O zagueiro Ronaldo Angelim subiu para escorar um escanteio pela direita e mandou no contrapé do arqueiro atleticano, que mostrou agilidade e reflexo para se recuperar e espalmar para o meio da área.
O árbitro Carlos Eugênio Simon, sempre contestado pela torcida atleticana, aprontou das suas aos 13 minutos. Maikon Leite recebeu um passe de Paulinho, driblou um e na hora de se livrar de Correa, que vinha na sobra, foi derrubado pelo flamenguista dentro da área. Para revolta dos jogadores da equipe da casa o juiz gaúcho mandou seguir.
Logo depois Maikon Leite novamente apareceu para incomodar a defesa carioca. O atacante recebeu um passe de Paulo Baier na meia esquerda atleticana, girou rápido para arrematar e chutou colocado.
A bola passou raspando o ângulo esquerdo de Marcelo Lomba. O gol aconteceu aos 37 minutos e teve origem numa cobrança de escanteio pela direita. Paulo Baier cruzou bem fechado, Manoel subiu mais que todo mundo, raspou de cabeça e a bola entrou no canto esquerdo da meta flamenguista.
O Flamengo partiu para cima em busca do empate e deixou o contra-ataque para os donos da casa. Em um deles, no último lance do jogo, Maikon Leite de novo apareceu com perigo.
O atacante recebeu um lançamento no meio da zaga adversária, ganhou na corrida, mas quando invadia a área adiantou demais a bola e não teve espaço para tocar para o gol.
O Atlético agora volta suas atenções para o jogo da próxima quarta-feira, diante do Grêmio Prudente no interior de São Paulo, pela 16ª rodada do Brasileirão. Depois disso, duas partidas em casa e a esperança de uma boa recuperação na classificação geral.