25/08/2010

FPF define fórmula do Campeonato Paranaense 2011.

Torneio terá dois turnos de pontos corridos e campeão sai da disputa entre os vencedores de cada fase.
Em uma reunião nesta quarta-feira (25) entre a Federação Paranaense de Futebol (FPF) e os 12 clubes da Primeira Divisão estadual, a fórmula de disputa do Campeonato Paranaense 2011 foi definida.
O torneio, que acontece entre 16 de janeiro e 15 de maio, será disputado em dois turnos de onze rodadas cada - ao todo, 24 datas serão utilizadas na disputa. Os melhores colocados em cada fase disputarão a final em dois jogos. Ao fim do turno, a pontuação será zerada.
O título de "campeão do interior" também será decidido em dois duelos entre os clubes interioranos que obtiverem mais pontos no somatório dos turnos. Os dois piores colocados no total de pontos serão rebaixados para a Divisão de Acesso 2012.
A tabela de jogos só deve ser divulgada no arbitral da competição, no dia 15 de setembro.
“Apresentamos essa fórmula para ajudar a fortalecer os clubes do interior, já que a capital é muito forte. Só o Cascavel não aceitou [e foi voto vencido]. Eles queriam pontos corridos até o final, sem decisão, nos moldes do atual Brasileirão”, disse Amilton Stival, vice-presidente da FPF, por telefone, à Gazeta do Povo.
“Foram faladas em outras maneiras, no estilo do Gaúcho e do Carioca, mas ninguém apresentou. Se tivéssemos escolhido essas fórmulas, alguns times ficariam até 15 dias parados em um turno, algo sem condições para um campeonato de 90 dias”, emendou, Stival que considera o campeonato de “fácil entendimento” para o torcedor.