08/04/2010

Curitiba é eleita cidade mais sustentável do mundo.

Curitiba recebeu ontem (7/4) o prêmio Globe Sustainable City Award, que desde o ano passado elege a cidade mais sustentável do mundo. Organizado pelo Globe Fórum, da Suécia, o prêmio será entregue oficialmente no dia 29 de abril, em cerimônia na cidade sueca de Estocolmo.
Para conquistar o prêmio, a capital paranaense desbancou finalistas de três continentes: Sidney (Austrália), Malmö (Suécia), Murcia (Espanha), Songpa (Coreia do Sul) e Stargard Szczecinski (Polônia). Este é o segundo prêmio mundial vencido por Curitiba neste ano. Em janeiro, a cidade recebeu o Sustainable Transport Award, em Washington, pela implantação da Linha Verde.
O objetivo do Globe Sustainable City Award é colocar em relevo cidades que demonstrem compromisso com o desenvolvimento sustentável urbano e sirvam de exemplo. “Curitiba é uma vencedora muito sólida, com um plano municipal holístico integrando todos os recursos estratégicos ligados à inovação e à sustentabilidade futura”, disse Jan Sturesson, presidente do júri e integrante do World Economic Forum.
Os jurados levaram em conta quesitos como preservação de recursos naturais, bem-estar, inovação e inteligência social dos projetos, transporte, cultura e lazer.