04/03/2010

Obras da Arena da Baixada podem começar apenas em 2011.

Atlético-PR negocia extensão do prazo com a Fifa. Confira entrevista
Se depender do Atlético-PR, as obras da Arena da Baixada para a Copa 2014 começam apenas em 2011. “A primeira proposta do clube é começar ano que vem. A segunda é começar depois da Copa de 2010″, afirma Reginaldo Cordeiro, presidente da comissão de vistorias da Federação Paranaense de Futebol.
O prazo da Fifa para o início das intervenções esgotou nesta segunda, 1º de março. No mesmo dia, o presidente do Comitê Organizador Local da Copa (COL), Ricardo Teixeira, cobrou explicação das cidades-sede pelo atraso e ampliou a data-limite para 5 de maio.
Pelas declarações de Cordeiro, Curitiba também ultrapassará o início do novo cronograma. O Atlético-PR luta para que a prefeitura ou o governo estadual participam das obras da Arena. “O município e o estado não podem investir dinheiro público numa obra privada”, afirma Cordeiro. “O Atlético imagina que a Copa beneficiará apenas Curitiba e o Paraná”, concluiu. A seguir, confira trechos da entrevista.
A Fifa deu alguma flexibilidade para a construção da Arena?
Bem, a construção está muito avançada. Não vamos dizer que temos 75%, mas como há chances de um edifício ser construído no local do colégio Expoente, isso vai gerar um volume de obra grande e também financeiro. Esse prédio seria uma torre de três pavimentos. No térreo e no primeiro andar seriam estacionamentos. No segundo, uma área para a imprensa fazer reportagens ao vivo e comentários após o jogo.
Mas a Fifa foi clara quando estabeleceu a data-limite.
A Fifa parte do princípio de que os estádios não tenham nada pronto, por isso as obras deveriam começar em 1º de março. Como na Arena as obras já iniciaram, acredita-se que essa data seja para os outros estádios. Na Arena, as obras poderiam começar depois da Copa da África. Existe uma proposta para isso, mas ainda não foi batido o martelo. A primeira proposta do Atlético-PR é começar ano que vem, a segunda é começar depois da Copa de 2010. Então a Fifa já está notificada para dar esse feedback e acredito que agora em março já teremos uma resposta.
Estima-se que a reforma na Arena custará R$ 130 milhões. Porém, o Atlético-PR disse que só investirá R$ 30 milhões. O município e o estado assumirão o restante?
Pelo que eu soube, as obras de infraestrutura urbana serão financiadas pelo município. Mas as obras especificamente da Arena o Atlético terá que arcar. O município e o estado não podem investir dinheiro público numa obra privada. Mas é evidente que existem algumas obras complementares, provisórias, que podem ser bancadas pelo município e depois retiradas, como coberturas metálicas, tendas, pode ser que tenha contribuição.
Existe um formato ideal para financiar as obras?
Eu acho que pode existir ali um pull de patrocinadores. Seja da rede hoteleira, da rede urbana de transporte, da rede aérea… Todos vão ganhar. A imagem da Arena depois da Copa da África vai chamar a atenção de muitos curiosos. Muitas empresas internacionais podem querer investir. Como aconteceu com a Kyocera, podem vir outros que coloquem verba e fiquem por mais tempo. Acho que essa é a grande expectativa para todos os estádios.
O vice-presidente do Atlético, Ênio Forneia, reclamou que a prefeitura e o estado não estão ajudando na reforma do estádio.
O Atlético imagina que a Copa beneficiará apenas Curitiba e o Paraná. Mas não é assim. Como disse anteriormente, o clube pode ganhar um possível patrocinador-âncora, que pode ajudar a concluir a Arena em troca de uso de imagem. Mas é claro, cada um tenta puxar para o seu lado e quanto mais eles conseguirem do município e do estado menos eles terão que investir. Eu acho que eles só vão conseguir enxergar isso depois da Copa de 2010, porque então os olhos do mundo se voltarão pra cá.
Houve mudanças no projeto?
O clube está negociando com a Fifa a manutenção da cobertura atual. A Fifa não exige que 100% dos lugares sejam cobertos, mas ao menos a área vip e os camarotes. Neste caso, a cobertura atual atenderia às exigências. Fora isso, toda aquela estrutura de vestiários construída sob o novo anel (inaugurado em 2009) só depende da aprovação da Fifa, e já tem o Ok de um consultor da entidade. Mas ainda não está carimbado. Existem algumas saídas de emergência que serão alteradas, pois há uma norma que exige a evacuação do estádio em até oito minutos, condição que a Arena não atende hoje.
O entorno sofreu grandes modificações?
A área na praça Afonso Botelho, onde seria instalada uma edificação de 10 mil m2 para hospitalidade de patrocinadores e autoridades, não é mais vista com tanta necessidade. Eles colocarão essas instalações na parte nova da Arena. A praça ficaria para credenciamento da imprensa, de patrocinadores e para a recepção de torcedores que tenham problemas com ingressos, avarias ou com dificuldade de identificação. Também estão previstas algumas lanchonetes e quiosques.