30/03/2010

Geral: Governo prepara Casa Brasil 2014 para a Copa da África.

Segundo o site oficial do Ministério do Esporte, o assessor especial de futebol do Ministério do Esporte, Alcino Rocha, recebeu na segunda-feira representantes das 12 cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014, para ultimar os preparativos do evento que o país irá realizar na África do Sul durante a Copa de 2010, entre 14 de Junho e 11 de Julho. Trata-se da Casa Brasil 2014, cuja meta é divulgar as potencialidades do Brasil como o próximo país sede do evento - além da reconhecida tradição no futebol, o espaço prioriza também nossos atrativos turísticos, culturais, gastronômicos, econômicos e tecnológicos.
A Casa Brasil 2014 está sendo organizada em conjunto por quatro Ministérios - do Esporte, via a Assessoria Especial de Futebol; do Turismo, via a EMBRATUR; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, via a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos); e da Ciência e Tecnologia, via a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). O Governo Federal alugou um espaço de 2.900 metros quadrados no Centro de Convenções de Joanesburgo, cuja apresentação visual e conceituação temática está a cargo do cenógrafo e designer Gringo Cardia.
Cada cidade-sede terá representação na Casa Brasil para divulgar seus atrativos e, conforme enfatizou o diretor de Produtos e Destinos da EMBRATUR, Marcelo Pedroso, é muito importante para o Governo que elas passem uma mensagem de unidade nos preparativos do país para o evento. "A Copa da África será um momento emblemático para mostrarmos a nossos potenciais visitantes que estamos trabalhando juntos para que tudo funcione", argumentou.
A importância dessa padronização e da divulgação dos preparativos brasileiros também foi destacada por Alcino Rocha, do Ministério do Esporte. "Estamos cientes de que seremos muito cobrados sobre isso já durante a Copa da África do Sul, quando os holofotes mundiais se voltarão para o Brasil como o próximo anfitrião", afirmou.
De acordo com ele, o Ministério do Esporte está ainda elaborando um grande sistema de monitoramento das obras e de todas as demais ações necessárias à organização do evento, que poderá ser acompanhado pela população na internet, em site próprio. A previsão é de que seja disponibilizado para consulta pública no segundo semestre, para o que Alcino Rocha anunciou hoje aos representantes das 12 cidades que a primeira reunião de capacitação de técnicos para esse acompanhamento será realizada em Brasília no próximo dia 07 de abril.