23/02/2010

Crise política no Atlético-PR tem novo capítulo nesta terça-feira.

Entrevista coletiva convocado pelo presidente Marcos Malucelli promete revelações bombásticas.
A polêmica atleticana deflagrada na semana passada tem horário para engrossar. Nesta terça-feira, às 17 horas, a diretoria rubro-negra dará uma coletiva. Sem tema previamente definido, mas com desfecho inevitável. Será a primeira exposição do presidente Marcos Malucelli após as denúncias feitas contra o ex-mandatário Mário Celso Petraglia, de envolvimento na negociação de jogadores do clube. A promessa é de novas acusações.
O clima esquentou na última quinta-feira quando Malucelli indicou, em entrevista à Rádio Transamérica, a ligação de Pe­­traglia na venda do volante e lateral esquerdo Alex Sandro ao Deportivo Maldonado, do Uruguai, por 2,2 milhões de euros (R$ 4,8 milhões). O clube seria usado por um grupo de investidores na transferência do atleta para o Santos, onde ele já faz treinos físicos.
“O Deportivo é um clube da segunda divisão, na região de Punta Del Leste. Desconheço até a existência de um estádio lá. Não está com essa bola toda para gastar assim. É uma negociação expressiva demais”, comentou o correspondente uruguaio da rádio Centenário e do jornal La Juventud no Brasil, Mario Augusto Jakobsking, reforçando o papel de laranja da equipe usada por empresários.
“Recebi a proposta inicialmente de um agente Fifa (Gus­­tavo Arribas) para o clube do Uruguai. Mas recusamos. Depois o filho do Petraglia (Mário Celso Keinert Petraglia) procurou o Enio Fornea (vice-presidente) em nome do pai com uma oferta de um grupo de investidores estrangeiros”, disse Malucelli. Gustavo Arribas seria amigo e olheiro do iraniano Kia Joora­b­chian, homem forte da MSI, empresa que deixou o Corinthians há quatro anos.
Segundo Malucelli, 200 mil euros do montante total da negociação serão pagos como comissão para intermediários indicados por Petraglia. “Iremos pagar 130 mil euros à empresa Profi, do Carlinhos Sabiá, e mais 70 mil aos empresários ‘ex-CAP’”, afirmou, numa referência à empresa Master Talents, de Alexandre Rocha Loures, Rui Paciornik e Pablo Miranda, ex-funcionários do clube e agentes de Alex.
Nenhum dos três envolvidos atendeu às ligações ontem. A assessoria de imprensa da Master Talents deve anunciar nesta terça quando será o pronunciamento da empresa, independentemente do teor da coletiva convocada pelo Atlético.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo rubro-negro, Gláucio Geara, a entrevista também será usada para apresentar números da atual gestão. Mas adiantou que deve trazer respostas pois a diretoria foi bastante procurada por sócios e conselheiros questionando as revelações da semana passada.
Outros temas polêmicos estarão em pauta. Prometidos por Malucelli, documentos devem explicar a obrigatoriedade do clube de comprar cadeiras para a Arena da Kangoo. Um dos só­­cios da empresa seria o filho de Petraglia. Outro assunto se refere ao contrato de publicidade com a Caixa, responsável pelas placas da Time­­mania. Apesar de lícito o acordo firmado na gestão Petraglia seria estruturado com agência terceirizada, cujas comissões beneficiariam ex-dirigentes.