12/11/2009

Com supermando, Campeonato Paranaense começa 16 de janeiro.

A primeira rodada terá Paraná x Rio Branco e Coritiba x Serrano, na capital; Atlético enfrenta o Toledo, no interior.
Ainda com o supermando na 2ª fase, o Campeonato Paranaense começa o no dia 16 de janeiro de 2010. O campeão estadual será conhecido no dia 29 de abril do próximo ano. A tabela da competição foi definida na manhã desta quinta-feira, na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF). A competição, assim como este ano, será divida em duas fases. Na primeira, as 14 equipes se enfrentam em turno único. Na segunda fase, por enquanto, o polêmico artigo 9º do regulamento está mantido.
Assim, o primeiro colocado na fase de classificação terá o mando de campo em todas as sete partidas na etapa decisiva.
Porém, representantes dos 14 clubes assinaram um termo conjunto para pôr fim alterar o artigo na Justiça.
A intenção da Futpar (Associação das Entidades de Prática de Futebol Profissional do Estado do Paraná) é validar a primeira versão da tabela da 2ª fase da competição, divulgada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), em novembro 2008. Na tabela, que não chegou a ser usada por causa de divergências com a grade de programação da TV, distribuía o mando de campo da seguinte maneira: Do primeiro ao quarto colocado na primeira fase tinham quatro mandos de campo e três partidas como visitantes. Do quinto ao oitavo, três em casa e quatro fora.
Confira os jogos da primeira rodada do Paranaense 2010*:
16 e 17 de janeiro de 2010:
Corinthians Paranaense x Cianorte
Coritiba x Serrano
Toledo x Atlético
Operário x Cascavel
Nacional x Paranavaí
Paraná x Rio Branco
Iraty x Eng. Beltrão
* Os horários dos jogos ainda não foram divulgados pela FPF
Entenda o supermando
O polêmico artigo 9º do regulamento diz exatamente o seguinte:
Art. 9º - Na segunda fase do campeonato, as 8 (oito) EPD (Entidade de Práticas Desportistas) classificadas se enfrentam em turno único, com mando de campo da EPD que teve melhor classificação geral na fase anterior do campeonato.
A parte negritada originou toda a polêmica. Para a FPF, durante o arbitral do campeonato daquele ano, realizado em 2008, os clubes entenderam que na fase final os times de melhor campanha teriam um mando a mais que os demais. Ou seja, os quatro primeiros colocados teriam quatro mandos na fase final, contra três mandos dos quatro times restantes (do 5º ao 8º). O problema é que literalmente o artigo fala que o primeiro colocado terá os mandos, provocando um “efeito cascata” para os demais. Isso quer dizer que o 2º colocado teria todos os mandos, menos contra o 1º, o 3º ficaria com cinco mandos (menos contra o 1º e o 2º), e assim por diante, com o 8º colocado não tendo nenhum mando, pois teve campanha pior que os seus adversários.
O Atlético contestou o artigo durante o campeonato e tentou deixar a situação mais clara, evitando que o 1º colocado ficasse com todos os mandos. A FPF teria ignorado a questão, que no final acabou em toda essa polêmica.