20/10/2009

Presidente Ricardo Teixeira e ministro do STF, Gilmar Mendes, celebram parceria para ressocialização de ex-presidiários.

Acordo, através do programa Começar de Novo, empregará ex-presidiários nas obras da Copa do Mundo de 2014.
O presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Ricardo Teixeira, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, assinaram nesta terça-feira Acordo de Cooperação, no âmbito do projeto Começar de Novo, com o objetivo de aproveitar ex-presidiários como trabalhadores em obras da Copa do Mundo de 2014.
O evento aconteceu no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de vários desembargadores e autoridades do Judiciário e da coordenadora-geral do Comitê Local, Joana Havelange.
O programa Começar de Novo, criado pelo Conselho Nacional de Justiça, presidido pelo ministro Gilmar Mendes, desenvolve atividades relacionadas à ressocialização de presos.
O programa, que começou no Rio de Janeiro, já beneficiou 17 estados através de mutirões carcerários, em que até agora 68.336 processos foram analisados e resultaram na concessão de 20.656 benefícios. No total, 12.039 presos foram liberados.
O objetivo do mutirão carcerário é revisar o processo dos presos, provisórios e condenados, no intuito de garantir o cumprimento da Lei de Execuções Penais e garantir a dignidade dos detentos.
O ministro Gilmar Mendes disse que a parceria celebrada, muito mais do que a assinatura formal de um acordo, é resultado de uma antiga idéia, acalentada depois de uma reunião com o presidente Ricardo Teixeira e o presidente da FIFA, Joseph Blatter. Através dela, evitará que milhares de ex-presidiários não caiam na reincidência, já que serão aproveitados no mercado de trabalho, como acontecerá nas obras da Copa do Mundo de 2014.
O presidente Ricardo Teixeira dirigiu-se ao ministro Gilmar Mendes para afirmar que estava presente para atender a convocação do presidente do STF, na sua corajosa e obstinada cruzada cidadã que vem empreendendo, através dessa notável iniciativa que se constitui o programa Começar de Novo".
O presidente Ricardo Teixeira lembrou que o futebol brasileiro já é a porta de entrada de milhares e milhares de brasileiros que buscam um caminho na vida e agora, com a celebração da parceria, passa a ser também uma porta de saída para aqueles que precisam de uma oportunidade para se reencontrar.