20/10/2009

Fifa cria o Prêmio Púskas para o gol mais bonito do ano.

A primeira edição do prêmio acontece em 21 de dezembro; público poderá votar pela internet.
A Fifa anunciou hoje a criação do Prêmio Púskas para o jogador que marcar o gol mais bonito do ano. O documento que institui a nova premiação foi assinado nesta tarde, na cidade húngara de Selcsut, pelo presidente da entidade, Joseph Blatter, e pela viúva de Ferenk Púskas, Erzsébet, que agradeceu entre lágrimas a homenagem ao marido.
Esta é a primeira distinção da Fifa batizada com o nome de uma lenda do futebol. Durante a cerimônia, Blatter chamou ao ex-atacante da seleção húngara e do Real Madrid de “o melhor jogador de todos os tempos”.
O prêmio será entregue pela primeira vez no próximo dia 21 de dezembro. Competirão os gols marcados “ao menos nas primeiras divisões nacionais”, disse Blatter.
O Comitê de Futebol da Fifa, presidido por Franz Beckenbauer, elegerá os dez gols mais bonitos. Em seguida, o público poderá escolher o gol de sua preferência no site da entidade (www.fifa.com).
PúskasNascido em 1927, Púskas foi campeão olímpico de 1952 e vice-campeão do mundo em 1954 pela seleção húngara. Com o recrudescimento do regime soviético, em 1956, Púskas se exila na Espanha onde passa a jogar pelo Real Madri. Naturalizou-se espanhol e, com 35 anos, jogou a Copa de 1962, sem muito sucesso.
Púskas faleceu em 17 de novembro de 2006 em um hospital de Budapeste e foi enterrado em 9 de dezembro no maior estádio da Hungria, batizado com seu nome desde 2002.