22/09/2009

Torcidas fazem palestra em escola de Curitiba.

Dando continuidade ao ciclo de palestras “Paz no Futebol: a verdadeira face do bom torcedor”, o presidente da Torcida Os Fanáticos, Julião Sobota, acompanhado de seu vice, Juliano Rodrigues (Suk), estiveram no último sábado (19) na Escola Municipal Maria Clara B. Tesserolli, localizada no Novo Mundo. Além deles, também fizeram presentes o presidente da Torcida Império Alviverde, Luiz Fernando Corrêa (Papagaio) e Gabriel Zornig Carlos Rocha (Coelho), diretor de bateria. O convite foi feito pelo professor Gerson Régis Fernandes, apoiado pela diretora Marivalda Martins Capetti, que coordenaram a visita dos presidentes à escola.
Unindo forças para promover o ciclo de palestras educativas para crianças da Rede Municipal e Estadual de Ensino, o objetivo da ação é ajudar a educar a nova geração de torcedores, numa tentativa de minimizar a violência entre torcidas e o vandalismo ao patrimônio público da cidade. “Queremos deixar claro que não há futuro para quem decide sair pelas ruas dando prejuízo para outros”, disse Julião, que abordou assuntos como respeito à família e a importância de todos conviverem em paz e harmonia. Na oportunidade, Julião também falou sobre o problema das drogas e o diálogo com a Polícia Militar e o Ministério Público no combate à violência.
Na opinião do professor Gerson Fernandes, que coordena o programa Comunidade Escola todos os sábados na Escola Municipal Maria Clara B. Tesserolli, os alunos precisam saber mais sobre o lado social de uma torcida organizada. “Uma palestra como essa chama bastante a atenção dos alunos, que carecem de informações. Eles acham que conhecem esse universo, mas falta muita coisa. As organizadas também têm todo esse lado social que é muito importante”, afirmou. Já a diretora Marivalda Capetti comentou que a palestra realizada neste sábado com os representantes da Torcida Os Fanáticos e da Império Alviverde “representou uma ação educacional excelente que precisa acontecer mais vezes e que eles podem torcer saudavelmente”.