08/11/2010

Torcidas organizadas apóiam campanha de doação de órgãos.

O secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior, recebeu nesta sexta-feira (5) representantes das principais torcidas organizadas dos times de futebol do Paraná. A Secretaria, em parceria com os clubes, promoverá ações durante jogos das equipes na reta final dos campeonatos brasileiros da Série A e B para divulgar e promover a idéia.
Neste encontro os representantes das torcidas Os Fanáticos (Atlético Paranaense), Império Alviverde (Coritiba) e Fúria Independente (Paraná Clube), reiteraram seu apoio com a iniciativa. A campanha tem como música tema “Sou doador com muito orgulho, com muito amor”, que remete a canção ‘Sou Brasileiro’, que é comumente entoada pelas torcidas.
“O futebol faz parte da cultura brasileira. E o tema da campanha tem tudo a ver com futebol. O envolvimento das torcidas e dos clubes é fundamental para que a campanha tenha mais sucesso ainda”, afirmou o secretário Carlos Moreira Júnior.
Como parte do trabalho de divulgação, a Secretaria da Saúde distribuirá materiais informativos sobre a doação de órgãos. Moreira ressaltou que hoje cerca de 3 mil pessoas esperam na fila por um transplante no Paraná, e segundo um levantamento feito pela Central de Transplantes cerca de 65% das pessoas estão dispostas a doar órgãos. Porém, 99% gostariam de receber se precisassem.
O presidente da torcida Império Alviverde, do Coritiba, Luiz Fernando Correia (Papagaio), disse que a torcida já realiza trabalhos sociais e que estará engajada também nesta causa. “Sabemos da importância da doação de órgãos e esperamos que todos os torcedores do Coritiba colaborem conosco”.
O vice-presidente da torcida Os Fanáticos do Atlético Paranaense, Juliano Rodrigues, afirmou que a torcida abraçará a causa. “A campanha é muito bonita e faremos o possível para contribuir para que não existam tantas pessoas na fila por um transplante”, disse.
Marcio Silvestre, presidente da Fúria Independente do Paraná Clube, enfatizou que campanhas como essas ajudam a mudar a imagem das torcidas organizadas. “Esta campanha vem em boa hora. Esperamos a colaboração de todos os integrantes da torcida e dos demais torcedores do clube”.
Esta é a segunda vez que o Governo e os clubes de futebol se unem para realizar uma grande campanha. A primeira foi em 2008, na vacinação contra a Rubéola, no qual o Estado do Paraná atingiu um dos maiores índices de vacinação do Brasil entre os homens de 20 a 39 anos.
CAMPANHA - O Governo do Paraná lançou a campanha “Sou doador com muito orgulho, com muito amor”, que remete a canção ‘Sou Brasileiro’ na Escola de Governo, no dia 19 de outubro. O autor do verso Nelson Biasoli cedeu gentilmente de forma gratuita os direitos autorais da música que é comumente cantada por brasileiros em arquibancadas de diversos esportes.