05/11/2010

Reservas garantem vitória e Atlético continua vivo.

Os reservas do Atlético foram decisivos e garantiram a vitória sobre o Palmeiras, ontem à noite, na Arena, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paranaense não pôde contar ontem com seis jogadores (Maikon Leite, Rhodolfo, Branquinho, Guerrón, Deivid e Elder Granja) e teve que contar com a força dos substitutos. O único gol do jogo só saiu no 2º tempo, quando os atacantes Marcelo e Nieto saíram do banco, entraram em campo e fizeram a jogada que definiu o placar de 1 a 0.
Com o resultado, o Atlético subiu do 9º para o 8º lugar, agora com 50 pontos, sete abaixo do G3 (grupo dos três primeiros que se classificam para a Libertadores 2011) e quatro abaixo do G4. Nas cinco últimas rodadas, o time ainda enfrenta o Flamengo (fora), o Grêmio Prudente (em casa), o Grêmio (fora), o Ceará (fora) e o Avaí (casa).
O técnico Sérgio Soares completou seis jogos com o Atlético, agora com duas vitórias, dois empates e duas derrotas.
O primeiro tempo foi jogado em ritmo intenso, com boas chances para os dois times. O Atlético atacou mais e chegou a marcar um gol, aos 34 minutos, com Paulo Baier. O árbitro marcou impedimento e anulou. A imagem da TV mostra que Baier estava em condição legal. O Palmeiras também teve um gol anulado por impedimento, aos 22, marcado por Tadeu. A imagem deixa dúvidas. Lance polêmico.
O Atlético reclamou de mais um impedimento duvidoso, aos 9 minutos, quando Ivan Gonzalez ficou livre com o goleiro. E também pediu dois pênaltis em Bruno Mineiro, um aos 4 e outro aos 28 minutos. O árbitro nada marcou.
O segundo tempo foi diferente, com domínio absoluto do Atlético. O Palmeiras se fechou na defesa e teve dificuldades para contra-atacar. Aos 12 minutos, Sérgio Soares mudou do esquema tático 4-4-2 para o 4-3-3, tirando o meia Netinho e colocando Nieto. A pressão aumentou, mas o goleiro Deola, do Palmeiras, parou o ataque atleticano com boas defesas. Aos 21, Marcelo entrou no lugar do atacante Bruno Mineiro.
Acuado, o técnico Felipão decidiu partir para uma retranca radical. Aos 29, tirou o meia Lincoln e colocou o volante Pierre.
O gol da vitória só saiu aos 39 minutos, quando Marcelo cruzou da direita e Nieto, na área, chutou de primeira, no canto. Foi o primeiro gol do argentino no seu décimo jogo pelo Atlético.
Nieto comemorou o tradicional gesto de “calem a boca”. Na coletiva após o jogo, afirmou que a atitude foi uma resposta para apenas um torcedor. “Tem uma pessoa que fica criticando quando estou aquecendo”, declarou.
Antes do jogo, no momento em que os jogadores se cumprimentam, logo após o hino nacional, o zagueiro Manoel, do Atlético, não estendeu a mão ao zagueiro Danilo, do Palmeiras. Em abril, em jogo da Copa do Brasil, Danilo cuspiu em Manoel e chamou o adversário de “macaco do caralho”. Depois, foi punido pelo STJD por racismo.