16/11/2010

Furacão mira o Cruzeiro, mas não esquece o Grêmio, rival de sábado.

Time sonha com a terceira colocação para não depender do resultado da Sul-Americana. No entanto, derrota para gaúchos significaria saída do G-4.
O gol no fim do jogo com o Pru­­dente colocou o Atlético-PR no so­­nhado G-4 (veja o vídeo com os gols da vitória por 2 a 1). Agora, a equipe está dividida entre a cautela e os sonhos mais ambiciosos. Faltando três jo­­gos para o fim do Brasileiro, o clube está quatro pontos atrás do Cruzeiro, terceiro colocado. Uma distância que pode ser superada. E que pode fazer a diferença en­­tre estar ou não na Libertadores de 2011, já que a quarta vaga da competição nacional pode cair se um clube brasileiro vencer a Copa Sul-Americana.
Por outro lado, o time enfrenta no próximo sábado o Grêmio, sexto colocado, com 54 pontos, dois a menos que o Furacão. A partida é uma decisão para o Ru­­bro-Negro, que, se derrotado, passa a depender de um tropeço dos gaúchos e talvez até do Botafogo para voltar à zona da Libertadores. O time de Joel tem 56 e segue firme na briga por uma vaga.
A disputa pelo quarto lugar é tão dura quanto pode ser inglória. A final da Sul-Americana ocorre depois da rodada decisiva do Brasileiro. Quem fechar o G4 terá de ficar na torcida contra o brasileiro finalista para não sentir a frustração de estar na Li­­ber­­tadores por apenas três dias.
- Estamos a quatro pontos do Cruzeiro. É evidente que ficamos de olho no desempenho deles, contando com um tropeço. Den­­tro da nossa realidade, seguimos ao máximo para conquistar os pontos que nos são possíveis. E, claro, torcemos ao máximo para ter uma situação que nos deixe independentes do re­­sultado da Sul-Americana - diz o técnico Sérgio Soares.
Essa independência na tabela depende de um deslize do Cru­­zeiro, que nas últimas três rodadas conquistou apenas três pontos dos nove disputados (com uma vitória e duas derrotas). No mesmo período, o Rubro-Negro subiu do oitavo para o quarto lugar, confirmando a arrancada dada no returno, com a segunda melhor campanha entre os 20 clubes na segunda metade da Série A: 65% de aproveitamento. À frente, apenas o Grêmio, com rendimento de 76%.
A disputa entre os três candidatos à última vaga no G-4 passa por confrontos diretos e contra os ameaçados de rebaixamento. De­­pois do Grêmio, o Furacão en­­frenta o Ceará, sem maiores pretensões no campeonato, e, na última rodada, o Avaí, que luta para fugir da queda.
Já o Botafogo enfrenta em casa Internacional e Prudente, e sai para o duelo direto com o Grêmio. Depois do jogo contra o Atlético, o time do técnico Renato Gaúcho busca três pontos contra o Gua­­rani, outro ameaçado de queda.