22/11/2010

É lançada a "Bíblia" dos atleticanos.

Não perca tempo, torcedor atleticano. A partir da próxima segunda-feira, quem é fanático pelo Furacão, ou simplesmente fã do futebol paranaense, terá a oportunidade de juntar à sua coleção um das mais completas obras já escritas sobre um clube brasileiro. Relato minucioso e documentado de 86 anos de história rubro-negra, o livro “Uma Paixão Eterna” está sendo lançado com tiragem limitada, devido à falta de patrocínio.
Com 360 páginas e 365 fotografias históricas, alguma delas inéditas, a obra é fruto de mais de 40 anos de pesquisa abnegada do professor Heriberto Ivan Machado, transformada em livro em parceria com Valério Hoerner Júnior e José Paulo Fagnani. Um trabalho elaborado, editado e lançado “no peito e na raça”, nas palavras do próprio Machado.
Para disponibilizar o registro da trajetória do clube mais popular do Estado, os autores enfrentaram dois velhos inimigos: a indiferença do empresariado local e o paupérrimo mercado editorial paranaense. “As empresas do Paraná, mesmo com o advento da Lei Rouanet, não se preocupam em colaborar com a cultura do Estado. Elas preferem pagar imposto ao governo do que pôr o seu nome em uma obra esportiva da mais alta qualidade, com temos feito”, lamenta Machado. Por isso, o historiador oficial do Furacão avisa: “Quem não se apressar vai ficar sem, pois não há previsão de uma segunda edição”.

Presente
Apesar das dificuldades, o resultado do trabalho de Machado, Hoerner e Fagnani impressiona. Edição revisada e ampliada de “Atlético, a Paixão de um Povo”, de 1994, o novo livro trás o registro inédito dos mais gloriosos momentos da história rubro-negra, vividos nos 15 anos recentes: a conquista da Série B, em 1995; o Brasileiro de 2001; as três participações do Furacão na Libertadores e o vice-campeonato continental, em 2005, além da construção da Arena e do CT do Caju. Tudo está relatado na nova “bíblia” atleticana, lado a lado da trajetória de ídolos eternos como Caju, Sicupira e o Furacão de 1949.
A obra, ressalta Machado, é um presente para a nova geração rubro-negra. “Em 1994, que comprou o livro foi a velha guarda. A geração que surgiu após o advento da Arena não tem ele em casa. Agora, ela tem a oportunidade de ver documentados os anos de glória que está vivendo”, completa.

Serviço
O livro “Clube Atlético Paranaense - Uma Paixão Eterna” é editado pela Natugraf. O lançamento está marcado para a próxima segunda-feira, dia 29 de novembro, a partir das 19h, na Arena Store. Cada exemplar custará R$ 60.