26/10/2010

Pessuti fecha o "pacote Arena" com vereadores.

Governador convida políticos para almoço na véspera da votação da lei especial do potencial construtivo. Nesta terça (26), ele repete a dose com deputados.
Os vereadores de Curitiba votam nesta terça-feira (26), a partir das 9 horas, as duas leis que precisam ser aprovadas em âmbito municipal para a realização da Copa de 2014 na cidade. O potencial construtivo especial e a isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS), esta exigida pela Fifa, devem passar sem sustos.
Na manhã desta segunda (25), os 38 vereadores foram convidados para um almoço com o governador Orlando Pessuti no Palácio das Araucárias e 24 compareceram. Apesar de estar na véspera da apreciação de projetos tão importantes, Pessuti não deu importância para o risco de o encontro ser visto como lobby para a votação.
“Encarado como pressão ou não, eu não estou preocupado. Estou apenas fazendo um apelo e pedindo para que ajudem Curitiba e o Paraná a cumprirem o Caderno de Encargos da Fifa. Precisamos estar em condições de receber a Copa”, alerta Pessuti, que seguindo a mesma política de “apelo”, recebe hoje os deputados estaduais, responsáveis pela liberação do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) do estado para a engenharia financeira do Mundial.
Mesmo com a preocupação do governador, conforme a reportagem apurou, não há riscos dos projetos serem barrados pelos vereadores. Com maioria absoluta na Câmara, a bancada de apoio ao prefeito Luciano Ducci (que está viajando e foi representado pelo presidente da casa legislativa, João Cláudio Derosso) crê até na aprovação por unanimidade, apesar da oposição estar impondo algumas emendas.
“O Pessuti já estava querendo este encontro há vários dias. Mas só agora foi possível. É coincidência ter sido na véspera da votação”, argumenta o vereador Mário Celso Cunha (PSB), líder do prefeito. “Foi apenas um reforço [o encontro]. Já estamos discutindo isso na Câmara até com audiências públicas. Não estou encarando como pressão alguma”, opinou o vereador Serginho do Posto (PSDB), relator da Comissão de Justiça da casa, por onde os projetos já passaram.
Até mesmo legisladores antes reticentes ao plano, agora renderam-se ao discurso em prol dos benefícios deixados para Curitiba – calcula-se R$ 1,2 bilhão de investimentos federais diretos na cidade com a vinda do Mundial.
“Temos de ver que Curitiba e o estado todo vão ganhar com a Copa de 2014. Tem essa polêmica toda de pressão clubística, mas falo como vereador. Técnicos e autoridades envolvidos garantem que não há dinheiro público na parada [conclusão do estádio] e está tudo dentro da lei. Sendo assim, vou aprovar tranquilamente”, assegura o vereador Aladim Luciano (PV), ex-jogador de Coritiba e Atlético.
“Recebi cerca de 10 mil e-mails contra [o potencial construtivo para a Copa na Arena da Baixada], mas creio que 90% influenciados por serem coxas-brancas”, pondera Aladim.
As votações desta terça ocorrerão em primeiro turno, mas precisam apenas da metade mais um dos votos para serem definidas.