29/09/2010

Táxi elétrico do Brasil começa a circular amanhã em Curitiba.

Experimental, veículo será abastecido em eletroposto inaugurado pela Copel no aeroporto Afonso Pena.
A partir desta quinta-feira (30/9), e em caráter experimental, começa a circular em Curitiba o primeiro táxi elétrico do Brasil. Para abastecê-lo, a Copel - Companhia Paranaense de Energia instalou e vai inaugurar no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, seu primeiro eletroposto - ponto para recarga de veículos elétricos. Para operacionalizar este projeto, foi feita uma parceria entre a Companhia, a Infraero, a Prefeitura de São José dos Pinhais e a Cooperativa Aerotáxi.
O veículo que será utilizado como táxi - um Fiat Palio Weekend - foi montado há dois anos, como parte de um trabalho de pesquisa envolvendo a Copel, Itaipu Binacional e Lactec - Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, a Fiat e outras empresas privadas.
O eletroposto, tótem para recarga das baterias, será também utilizado dentro do projeto como local de estudos sobre o desempenho do veículo e o impacto de seu uso sobre o sistema elétrico. Hoje o tempo de recarga deste carro é de 8 horas, mas espera-se melhorar essa performance.
A proposta da Copel é que no futuro, talvez já durante a Copa de 2014, o transporte não poluente e silencioso possa ser adotado em Curitiba e replicado para outras cidades paranaenses. Por enquanto, segundo assessores da Copel, trata-se de uma experiência, que permitirá subsidiar o desenvolvimento de outros postos elétricos, aperfeiçoar os equipamentos de recarga e estimular estudos sobre formas de cobrança da energia utilizada para a carga da bateria.