20/09/2010

Porque o Atlético ganhou eu estou feliz!

Porque o Atlético Paranaense ganhou eu estou feliz. E a única causa da minha felicidade é a vitória do Atlético, pois não há, absolutamente, outra coisa que concorra para o meu contentamento neste sábado frio em que passei ensinando a insípida gramática, como nos disse Drummond em certo poema. Minha alegria, hoje, é a vitória do Atlético; do amanhã, não sei. E amanhã, sinceramente, não importa, pois a vida é o presente e o futuro pertence a Deus.
Os analistas táticos dizem que a vitória veio quase que por milagre e falam tanto dos alas e volantes que eu mesmo acabo ficando atordoado. “O Carpa mexeu errado, o Carpa demorou a mexer, o Carpa ainda bota tudo a perder”. Os analistas táticos – a exemplo das mulheres – nunca estão satisfeitos. Os analistas táticos e as mulheres falam demais, palpitam demais e sempre têm algo a nos dizer para estragar o nosso barato: “Merecia empatar!”. “É preciso casar!” - eu acabo ficando atordoado. Mas estou feliz!
O meu Atlético Paranaense ganhou. E digo o meu, pois acho que cada atleticano tem lá o seu Atlético Paranaense particular (o Atlético Paranaense dos táticos é bem capaz de hoje ter empatado, tamanha é a bronca deles com o Elenco, a Direção Técnica e se duvidar até com o roliço Massagista). Mas eu estou feliz! Feliz demais! A vitória de hoje nos levou aos 34 pontos e, admitindo-se que com 46 pontos a Elite nos é assegurada, falta pouco para garantirmos o direito de frequentá-la por mais uma temporada. Dezembro próximo nos será menos angustiante e, talvez, inda nos reserve boas surpresas. Oxalá!
Porque o Atlético Paranaense ganhou eu estou feliz. E a única causa da minha felicidade é a vitória do Atlético, pois não há, absolutamente, outra coisa que concorra para o meu contentamento neste sábado frio, embora não carregue comigo causas que pudessem me entristecer, salvo as pancadas recebidas e acumuladas pela vida afora. Mas as pancadas da vida não me são privilégios posto que vitimam a mim e a todos que, irmanados na condição humana, vão fazendo sua história, apesar de no meio do caminho sempre ter uma pedra, como nos disse Drummond.
Minha alegria, hoje, é a vitória do Atlético; e amanhã, não sei o que será. Sei que essa vitória não reduzirá o preço do feijão, tampouco o assegurará no prato dos mais pobres. Que não fará brotar a Justiça e não mudará os rumos políticos da República. Essa vitória, eu sei, vai durar no meu sorriso só até o início da próxima partida, já marcada para 22/09/10, 22h, na Arena da Baixada, contra o poderoso Internacional de Porto Alegre. Sei de tudo isso! Sobretudo sei que toda alegria é efêmera.
Mas e daí? Saber demais é motivo para não sorrir? É nada! Hoje estou feliz e o amanhã, sinceramente, não me importa! Minha alegria, hoje, é a vitória do Atlético! Vou dormir feliz, imensamente feliz, pois a vida é um presente que nós ganhamos de Deus. Quanto ao futuro: só começa quarta-feira, pelo menos para o meu Atlético Paranaense! Que venha o quadro mais internacional do Rio Grande do Sul. Não está morto quem peleia e nosso Atlético tá peleando que é uma barbaridade! Vai ser ruim nos encarar…
P.S.: Era domingo, 22 de Setembro de 1996, quando Oséas, se não me engano aos 47 minutos do segundo tempo, marcou o gol solitário de nossa vitória contra o Coritiba. Após marcar o gol, Oséas escalou num só fôlego os três metros de alambrado do antigo Joaquim Américo, alambrado que separava o campo dos sonhos da galera ensandecida. Naquela vitória começava a arrancada de um time que assombrou o Brasil e que, por muito pouco, não nos deu o título brasileiro daquela temporada. Na próxima quarta-feira, o “Atletiba do Oséas” completará 14 anos. Quem sabe a próxima quarta-feira seja o marco de uma nova e vitoriosa arrancada Atleticana! Que ninguém duvide do Atlético…