22/09/2010

Para comitê organizador, Curitiba não é mais problema.

A assinatura do termo de conduta entre Atlético, prefeitura e governo estadual, na segunda-feira, tranquilizou a Con­­fe­­deração Brasileira de Futebol (CBF). Ontem, após o documento ser levado ao Co­­mi­­tê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo 2014, o órgão máximo do futebol brasileiro mudou o discurso de ameaça e garantiu a capital paranaense no Mundial.
“Curitiba está resolvido. O que estava faltando eram as garantias financeiras e parece que isso já tem”, afirmou o di­­retor de comunicação da CBF e do COL, Rodrigo Paiva, que mudou o foco de sua preocupação. “Curitiba deixou de ser uma preocupação, não é mais. Nem Natal. [A preocupação] é mais São Paulo e Porto Alegre. Prefiro não dizer o quê para não falar demais.”
As garantias financeiras comemoradas pela CBF po­­dem ser traduzidas no em­­préstimo de R$ 90 milhões que o Fundo de Desenvolvi­mento Econô­­mi­­co do estado dará à construtora que ganhar a licitação para fi­­na­­lizar a Arena. Já as garantias do go­­verno paranaense para re­­ceber o dinheiro de volta se­­rão os títulos de potencial cons­­trutivo a serem cedidos pela administração municipal ao Atlético, no mesmo valor.
As duas leis que permitirão as operações foram enviadas ontem à tarde para a Câmara dos Ve­­rea­­do­­res e a Assembleia Legis­­lativa.
“Agora é cada um caminhando com suas pernas”, disse o secretário especial para Assuntos da Copa no Paraná, Algaci Túlio, logo após deixar o encontro no Rio de Ja­­nei­­ro. Segundo ele, qualquer passo tomado pelo Rubro-Negro relativo à reforma da Are­­na terá de ser relatado ao COL. “Eles vão fiscalizar 24 ho­­ras.”
Mesmo que Curitiba tenha voltado a estar dentro do prazo da Fifa, com a previsão de conclusão das obras no final de 2012, a definição sobre a participação da cidade na Copa das Confede­­ra­­ções, que ocorrerá em 2013, ainda está lon­­ge. Dependerá de um planejamento da CBF, sem data de ser feito, que definirá quantas e quais sedes serão utilizadas na competição.
“O projeto [de Curitiba] está an­­dando dentro do prazo, tudo ok. Mas isso daí [Copa das Confe­­de­­ra­­ções] é cedo para falar. Tem de aguardar o andamento da o­­bra e depois esperar o planejamento es­­tratégico”, avisou Paiva.
Ele também desmentiu que a ci­­dade já teria garantidas duas partidas da fase inicial, uma das oitavas de fi­­nal e ainda brigaria por mais outra nas quartas, como disse o governador Orlando Pes­­suti, em en­­trevista à Gazeta do Povo pu­­blicada na se­­gunda-fei­­ra. “Não tem nada de jo­­gos definidos. Isso é o desejo de Curi­­tiba. Tem de aguardar, não temos nem o modelo da Copa ainda.”