19/07/2010

Pessuti obtém aval de Lula para financiar Arena via BRDE.

Solução apresentada pelo governo paranaense, dispensa apresentação de outras garantias. A Copa é aqui. No evento desta segunda-feira (19), de assinatura da Medida Provisória para acelerar ajuda às cidades-sede da Copa 2014, o Governador do Paraná, Orlando Pessuti, apresentou ao Presidente Lula e conseguiu apoio para a solução de custeio das obras de adequação da Arena da Baixada, através de empréstimo de Fundo Especial do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.
Para viabilização dessa transação, esse fundo investidor na preparação do estádio que será o palco dos jogos do mundial em Curitiba, é preciso agora, aprovação de lei específica na Assembleia Legislavita do Paraná.
No aporte de recursos ao fundo deve acontecer também, a participação do BNDES e as garantias do financiamento ficarão por conta dos títulos da transferência do potencial construtivo oferecido ao estádio Joaquim Américo pela Prefeitura Municipal de Curitiba.
O empréstimo no valor de R$ 100 milhões, será restituído ao BRDE, através da amortização com a venda dos títulos da PMC e possivelmente, também através de verbas de patrocínio obtidas pelo Atlético, não descartada aí, a alternativa do naming rigths Arena Copel.
O projeto de lei autorizatório do naming rigths, apresentado pelo Deputado Luiz Claudio Romanelli, será votado no início de agosto e deve ser aprovado. Ainda com respeito ao financiamento, uma vez tomado junto ao BRDE, o dinheiro do empréstimo será repassado à construtora responsável pela obra e a ser escolhida por concorrência pública.