02/04/2010

Atlético passa pelo Sampaio Corrêa e pega o Palmeiras na Copa do Brasil.

Com gols de Márcio Azevedo e Bruno Mineiro, Furacão faz 2 a 0 no time maranhense e agora enfrenta o Alviverde paulista nas oitavas de final da competição.
Com um gol no primeiro minuto da segunda etapa e outro nos acréscimos, o Atlético bateu o Sampaio Corrêa por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (1º), na Arena da Baixada, pela Copa do Brasil. Márcio Azevedo, com um petardo de fora da área, abriu o placar no começo do segundo tempo. Enquanto isso, o atacante Bruno Mineiro, no fim da partida, fechou o marcador. O meia Netinho ainda perdeu um pênalti no segundo tempo, mas o erro não prejudicou o Furacão, que poderia empatar sem gols para avançar na competição nacional.
Apesar do amplo domínio durante todo o duelo, a equipe de Leandro Niehues demorou a fazer o primeiro gol, o que tirou um pouco da tranquilidade da equipe, principalmente no comando de ataque. A aposta excessivamente defensiva dos visitantes, apesar de ter dificultado a vida ofensiva atleticana, fez com que o goleiro Neto pouco fosse incomodado.
Na próxima fase, o Rubro-Negro vai enfrentar o Palmeiras, que eliminou o Paysandu na última quarta-feira (31). O primeiro confronto está marcado para a quinta-feira, 14 de abril, às 19h30, no estádio Palestra Itália. O Atlético decidirá em casa, no dia 21 de abril, às 21h, se avança às quartas-de-final da Copa do Brasil.
Primeiro tempo
Mesmo com muita posse de bola o Atlético não foi capaz de furar a retranca maranhense no primeiro tempo. Enquanto o Furacão falhava demais na hora de finalizar, embora tenha conseguido criar chances para marcar, o Sampaio Corrêa não conseguia sequer arrematar contra o gol do arqueiro Neto. A superioridade dentro de campo era indiscutível, mas faltou pontaria para ela se concretizar.
A estratégia dos visitantes, amplamente divulgada pelo técnico Valter Ferreira e pelos jogadores tanto antes do jogo, quanto no intervalo, foi cumprida à risca. A meta era se defender e voltar para o segundo tempo sem ser vazado. Tentar assustar no contragolpe era o segundo objetivo. Mas esse ficou longe de ser alcançado.
Com muitos passes longos, ao invés do toque curto e envolvente demonstrado nos últimos jogos, o Rubro-Negro teve dificuldade para chegar com perigo ao gol do goleiro Rodrigo Ramos. Aos 26 minutos, Bruno Mineiro bateu forte, mas errou o alvo. Depois Chico e Raul também arriscaram de longe, mas ambas as jogadas pararam em Rodrigo. Já no fim, Netinho centrou na área e Paulo Baier, de cabeça, teve a melhor chance. Porém, o baixinho goleiro maranhense (1.81m) novamente defendeu.
Segundo tempo
Não deu tempo para o Sampaio Corrêa voltar com o mesmo espírito na segunda etapa. Com um petardo de fora da área, o lateral-esquerdo marcou um belo gol logo no primeiro minuto do segundo tempo e acabou com a tática do Tubarão maranhense.
Atrás no placar, o time do técnico Valter Ferreira precisava se lançar à frente para tentar o empate e a classificação. O jogo se abriu e o Furacão logo esteve perto de ampliar. Paulo Baier sofreu pênalti, aos 14 minutos, porém, Netinho bateu para fora e desperdiçou.
Depois da penalidade perdida, a partida continuou com o Atlético mantendo a posse de bola, tentando chegar ao segundo gol e insistindo em erros de finalização. A única diferença é que os maranhenses diminuíram a atitude defensiva e conseguiram chegar com perigo pelo menos única vez contra meta de Neto.
Aos 41, Codó cabeceou no canto e o arqueiro atleticano precisou se esticar para evitar o empate. Bruno Mineiro, que não estava em uma noite feliz e perdia várias oportunidades claras, continuava a ser aplaudido pela torcida. Aos 48, o camisa 9 retribuiu a confiança, aproveitou a jogada de Raul, e fechou o placar em 2 a 0 na Arena.