15/03/2010

Novo comandante do Furacão fala dos desafios da equipe.

Escolhido pela diretoria do Atlético para substituir Antônio Lopes, Leandro Niehues chega a ser visto como uma promessa na nova safra de treinadores paranaenses. No currículo, seu maior triunfo foi ser eleito como o melhor técnico do Estado em 2009.
Apesar das boas referências, o objetivo de Leandro é quebrar os preconceitos que ele diz sofrer como treinador: o primeiro é sua baixa idade, o comandante completou ontem seus 37 anos. O segundo é o fato dele ser de uma geração de técnicos com formação em educação física, mas que jamais foram jogadores de futebol.
Para superar os possíveis empecilhos, o treinador tem uma vantagem: Niehues é um velho conhecido dos atletas. Trabalhou com jogadores como Alan Bahia e Chico na base atleticana ou no PSTC. Antes da partida contra o Iraty, Niehues contou ao Paraná Online um pouco sobre sua forma de viver e trabalhar.
Paraná Online: O garoto Deivid ganhou uma oportunidade na estreia, quando todos esperavam por Raul ou Gerônimo. Você é acostumado a lançar jogadores?
Leandro: Futebol é oportunidade, quem não aproveita vai pro fim da fila. Já havia trabalhado com o Deivid na base, achei que Raul e o Gerônimo já haviam recebido essa oportunidade e por isso resolvi dar uma chance ao Deivid.
Paraná Online: Fale um pouco da sua relação com o futebol fora de campo.
Leandro: Assisto sempre a programação esportiva na televisão, gosto de ver a postura dos treinadores, as coletivas, a forma como trabalham.
Paraná Online: Tem inspiração em algum treinador para realizar seu trabalho?
Leandro: Tenho admiração pela postura de alguns treinadores. Um deles é o Luiz Felipe Scolari, pela sua convicção. Em 2002, todos achavam que ele deveria levar o Romário à Copa. Ele achou que era melhor não levar. Não levou e foi campeão. Gosto muito também do estilo Muricy Ramalho, pela forma como ele cobra seriedade na realização do trabalho. Outro que eu gosto muito, apesar de ser treinador de vôlei, é o Bernardinho.
Paraná Online: Tem algum motivo especial pra admirar um treinador de vôlei?
Leandro: Ele sempre pensa em novos objetivos. É assim que deve ser na profissão, sempre em busca do novo.
Paraná Online: Qual a sua preparação cotidiana como treinador?
Leandro: Pesquiso muito sobre os adversários mais próximos, converso com outras pessoas, gosto de prever alguns tipos de situações que podem ocorrer no confronto.
Paraná Online: Que tipo de situações?
Leandro: Possibilidades como a da expulsão de um jogador, a forma como o adversário vai se portar ao marcar ou sofrer um gol, como meus jogadores devem reagir a isso e o que eu poderia fazer para tentar solucionar determinados problemas.
Paraná Online: Resuma sua missão como treinador do Atlético.
Leandro: As pessoas falam que no esporte você precisa saber perder. Não acredito que seja assim. No futebol nós temos que saber ganhar. Confio nos jogadores que tenho no grupo e o objetivo é, junto deles, lutar pra ganhar.