04/03/2010

Esquema de segurança para Atletiba inclui bafômetro e restrições a torcidas organizadas.

O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, determinou que as polícias Civil e Militar sejam rigorosas para manter a segurança em Curitiba, no jogo do Campeonato Paranaense, na noite de domingo (07), entre Atlético e Coritiba. Além de determinar o uso de bafômetros na entrada do estádio para impedir que pessoas bêbadas assistam ao jogo, está proibida a entrada de torcedores com qualquer adereço de torcidas organizadas como camisetas, faixas e bandeiras. Grupos de elite das duas polícias estarão de prontidão na cidade e um helicóptero será usado para aumentar a segurança.
Rigor ainda maior foi exigido pelo secretário, na tarde de quarta-feira (03), depois de receber denúncia da diretoria do Clube Atlético Paranaense, afirmando que integrantes da torcida organizada do Coritiba estariam ameaçando a diretoria do próprio time e também estariam programando quebra-quebra para a noite do jogo.
“Não recebemos nenhum comunicado oficial da diretoria do Clube e também não foi registrado boletim de ocorrência, mas não podemos fechar os olhos para esta denúncia. Queremos impedir de todas as maneiras que o lamentável episódio de dezembro se repita, atingindo cidadãos de bem. A preocupação maior é proteger a integridade física de todos que estão dentro e fora do estádio”, disse Delazari.
REUNIÃO – Na manhã desta quinta-feira (4), o chefe do Comando de Policiamento da Capital, coronel Jorge Costa Filho, se reuniu com representantes da Federação Paranaense de Futebol e das diretorias dos dois clubes, para apresentar as primeiras medidas de segurança, como os bafômetros e a proibição das torcidas organizadas no estádio.
“O planejamento para a operação do jogo Coritiba e Atlético está pronto e estaremos empenhando todos os esforços com apoio da Polícia Civil para que possamos ter um jogo tranquilo e mostrar que o torcedor no Paraná é respeitado. Não será autorizado o acesso de torcedores embriagados, portando faixas ou vestindo camisas de comandos de torcidas organizadas”, explicou o coronel.
Segundo Costa, os torcedores do Coritiba serão acompanhados desde o estádio Couto Pereira até a Arena da Baixada. A Polícia Militar vai reforçar o policiamento em todo entorno do estádio inclusive com o uso de cães dentro e fora do campo. Equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), também vão auxiliar no policiamento. Um helicóptero da Casa Militar vai sobrevoar a região para controlar a movimentação da torcida no acesso ao estádio.
As polícias também cercarão as proximidades do estádio e apenas as pessoas que tiverem ingressos para o jogo poderão passar o cordão de isolamento. Além disso, não serão permitidas aglomerações de pessoas na tentativa de evitar que grupos se unam para causar transtornos na cidade.
Outra medida foi tomada pela diretoria do Coritiba que liberou a venda de 2 mil ingressos apenas para sócios do clube. Na entrada do estádio, no domingo, quem comprou ingresso terá que apresentar a carteira de sócio e a identidade para que o número do RG seja anotado. A intenção é identificar todos os torcedores do Coritiba que entraram na Arena da Baixada.