20/02/2010

Fracasso na venda de ingressos da Copa.

Entidade quer mudar estratégia para que 2014 não repita o fracasso de vendas.
O fracasso de vendas dos ingressos para a Copa da África do Sul fará a Fifa mudar sua estratégia para 2014. A quase 100 dias do torneio, cerca de 800 mil ingressos estão parados, indicando que haverão muitos espaços vazios nos jogos do Mundial. Apenas 72% das entradas foram vendidas, totalizando cerca de 2,1 milhões de bilhetes. Somente oito jogos já têm lotação esgotada.
Para a entidade, a baixa procura pode estar relacionada com o sistema de comercialização realizado por meio de operadoras. Para 2014, a intenção é voltar a comercializar os ingressos diretamente com os torcedores. Haverá também uma divisão do Brasil em quatro regiões para evitar que as seleções saiam dessas áreas. Dessa forma, o torcedor não precisará atravessar o país.
A Fifa admite que os valores são suficientes só para cobrir custos e que a renda esperada está 50% abaixo do previsto. "Temos de reconhecer que não funcionou a venda de ingressos para 2010 e que teremos de recomeçar tudo no Brasil", afirmou Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa.
Um dos argumentos usado para explicar a baixa procura foi a crise econômica de 2008 e 2009. "Foi certamente o pior momento para vender ingressos", disse Valcke. Eram esperados 450 mil torcedores estrangeiros na África do Sul durante a Copa, mas o número não dever ser atingido. Na Alemanha, em 2006, dois milhões de turistas visitaram as sedes da Copa.