12/02/2010

Especial: Relembre a contrução da Arena.



Exatamente no dia 1º de dezembro de 1997 começava a construção do estádio mais moderno da América Latina. Junto com a construção, vinham na bagagem milhões de atleticanos apaixonados e ansiosos para ver qual seria o resultado daquela tamanha ousadia. E foi preciso apenas 567 dias, ou 18 meses e 20 dias para o sonho se tornar realidade. A obra foi concluída dia 20 de junho de 1999. Tempo considerado um verdadeiro recorde para o porte do empreendimento.
De acordo com o vice-presidente atleticano, Enio Fornea, que na época era Diretor Financeiro e de Patrimonio, o projeto da Arena foi revolucionário. "Eu acompanhei tudo de perto desde a demolição até a inauguração. A obra foi realizada em período recorde e segue sendo referência até hoje", disse Fornea.
Durante a construção, os atleticanos não conseguiam conter a ansiedade, e para isso, o Clube criou um mirante para acomodar a grande massa rubro-negra. O mirante era praticamente uma mini-arquibancada, que tinha uma visão privilegiada para o canteiro de obras. E não demorou muito para o lugar se tormar uma espécie de altar atleticano, onde milhares de torcedores vinham conferir as obras do novo "templo" do Atlético Paranaense.
E foi assim durante toda a execução da obra. Com uma demostração de amor e fé, centenas de atleticanos vinham todos os dias à antiga Baixada visitar sua imensa paixão. Vinham ver o sonho que crescia a cada amanhecer.
Segundo os dados da Voltoragui, empresa responsável pela realização do sonho atleticano, enumeram 750 toneladas de estrutura metálica, 2.450 toneladas de aço, 28.512 m3 de concreto, 142.480 m3 de terra movimentados, 27.142 m3 de alvenaria.
Depois de esperar um ano e meio para esse sonho se tornar realidade, aquele 24 de junho de 1999 foi histórico para todos os atleticanos. Realmente algo inesquecível. Todos levam em sua memória aquele momento único, mágico e para muitos, inacreditável. Depois de 18 meses desde o início da construção, o Clube Atlético Paranaense inaugurava a melhor e mais moderna Arena Multi-Eventos da América Latina. E apresentando estruturas que até hoje são inéditas no Barsil, como: Proximidade de menos de oito metros com o campo de jogo; cabines de imprensa com banheiros próprios; praça de alimentação com 68 lojas de tipos variados; setor VIP para eventos.
Não houve quem não experimentasse um estranho frio na barriga antes de entrar. Nem quem não sentisse o peito inflar de orgulho e o corpo todo se arrepiar quando o Hino do Rubro-Negro ecoou por todos os cantos da nossa nova casa.
A festividade de inauguração foi um verdadeiro show, capaz de emocionar atleticanos e atleticanas de todas as idades. Com canhões luminosos e muitos efeitos sonoros, o espetáculo reproduziu o nascimento do novo Caldeirão e foi além. Mostrou o início de um Furacão muito mais forte e devastador.