02/11/2009

Sebastian Vettel vence em Abu Dhabi e leva o 2º lugar do campeonato.

O piloto brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn GP, terminou a corrida em quarto, ficando assim em terceiro lugar no mundial.
O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, neste domingo, e, com isso, garantiu o segundo lugar na temporada 2009 de Fórmula-1. O piloto brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn GP, terminou a corrida em quarto, ficando assim em terceiro lugar no mundial.
O inglês Jenson Button, da Brawn GP, que já era o vencedor do campeonato por antecipação, foi ao pódio em Abu Dhabi, terminando a corrida em terceiro. O pódio foi completado pelo australiano Mark Webber, da Red Bull, em segundo.
Na 20ª volta, o britânico Lewis Hamilton, da McLaren, que estava em primeiro lugar, abandonou a corrida por problemas no freio traseiro direito.
O espanhol Jaime Alguersuari, da STR, errou a equipe na parada nos boxes. Ele parou na RBR, que tem as mesmas cores da STR, foi advertido pela equipe para seguir em frente, e teve que dar mais uma volta para fazer o pit stop. Mas, como não tinha mais combustível para continuar também abandonou.
Logo na primeira volta, o inglês Jenson Button, da Brawn GP, conseguiu superar o colega de equipe, o brasileiro Rubens Barrichello, e assumir a quarta colocação. Com isso, Barrichello caiu para o quinto lugar. Os dois subiram uma posição com o abandono de Hamilton e assim se mantiveram até o fim da corrida.
Lewis Hamilton e Sebastian Vettel não tiveram problemas na largada e mantiveram o primeiro e segundo lugar com tranquilidade. Na disputa pelo terceiro lugar, Barrichello perdeu parte da asa em um toque com Mark Webber. Logo depois, na primeira volta, o inglês Jenson Button, da Brawn GP, conseguiu superar Rubinho e assumiu a quarta colocação. Com isso, o brasileiro caiu para o quinto lugar. Os dois subiram uma posição com o abandono de Hamilton e assim se mantiveram até o fim da corrida.
Mesmo com o abandono do piloto britânico, a McLaren fechou o ano na terceira colocação no Mundial de Construtores porque a Ferrari não pontuou.
A Fórmula-1 retoma as atividades em 14 de março, com o GP do Bahren. A temporada 2010 promete ser emocionante com as três novas escuderias (USF1, Manor e Campos) e a estreia do brasileiro Bruno Senna.
Confira o resultado do GP de Abu Dhabi:
1-) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2-) Mark Webber (AUS/Red Bull)
3-) Jenson Button (ING/Brawn)
4-) Rubens Barrichello (BRA/Brawn)
5-) Nick Heidfeld (ALE/BMW)
6-) Kamui Kobayashi (JAP/Toyota)
7-) Jarno Trulli (ITA/Toyota)
8-) Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
9-) Nico Rosberg (ALE/Williams)
10-) Robert Kubica (POL/BMW)
11-) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
12-) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
13-) Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
14-) Fernando Alonso (ESP/Renault)
15-) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)
16-) Romain Grosjean (FRA/Renault)
17-) Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari)
18-) Adrian Sutil (ALE/Force India)
Abandonaram:
Lewis Hamilton (ING/McLaren)
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)