14/10/2009

SESC Centro convida..."II CAMPANHA DE PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO EM OSTEOPOROSE" para pessoas a partir de 50 anos de idade‏.

"Dia da Osteoporose"
Dia 19 de outubro, das 9h às 17h, a Unidade SESC Centro, integrante do Sistema Fecomércio SESC SENAC, em parceria com a SOBEMON Pr. - Sociedade Brasileira para o Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral/Regional Paraná - realizará a "II Campanha de prevenção e educação em Osteoporose" voltada aos clientes idosos. As ações gratuitas acontecerão no Ginásio de Esportes da Unidade.
A relevância do evento está no desenvolvimento do trabalho de orientação e prevenção que a entidade promove. A osteoporose é considerada um grave problema de saúde e uma das mais importantes doenças associadas ao envelhecimento. Os números estatísticos apontam o tamanho do problema.
Neste evento os visitantes, além de serem avaliados quanto a valores de glicemia capilar, índice de massa corpórea e avaliação nutricional, responderão a um questionário sobre vários fatores de risco, assistirão aulas, em formato de “conversa de roda”, e terão sua massa óssea avaliada pelo ultrassom de calcâneo. De maneira inédita terão estes dados associados à avaliação da marcha e de suas habilidades motoras. Os participantes ainda poderão visitar um espaço dedicado a ofertas de uma ampla variedade de atividades desenvolvidas pelo SESC Centro, entre as quais, as que estimulam a atividade física, uma das estratégias mais eficazes para combater a osteoporose e fraturas.
A Diretoria multidisciplinar da SOBEMOM Nacional representada por sua presidente, a endocrinologista Dra Victória Borba, e da SOBEMOM Paraná, representada pela sua Presidente, também endocrinologista Dra Gleyne Biagini, além de renomados médicos das áreas da Reumatologia, Ginecologia, Geriatria e Nefrologia estarão presentes organizando o evento e informando sobre esta debilitante doença.
Alguns dados sobre a Osteoporose:
Nas mulheres com mais de 45 anos de idade, o número de dias passados em hospitais por causa da osteoporose é superior ao de doenças como doenças respiratórias, diabetes e infarto do miocárdio. É estimado que apenas uma em cada quatro fraturas receba o tratamento adequado. Mulheres que sofrem fraturas vertebrais correm risco substancial de desenvolver fraturas adicionais nos anos seguintes.
Desde 1996 o dia 20 de outubro é conhecido como o "Dia Mundial da Osteoporose". Neste 19 de outubro a SOBEMOM Pr em parceria com o SESC Centro, promoverá uma feira de conhecimento e prevenção para a população da cidade de Curitiba a "II Campanha de prevenção e educação em Osteoporose", voltada aos clientes idosos.
Embora o diagnóstico desta grave e debilitante doença seja baseado na ocorrência de fratura ou nos baixos valores de massa óssea, estudos recentes têm valorizado fatores de risco clínicos como modelos matemáticos com poder preditivo da fratura e, portanto, da melhor indicação de tratamento precoce.
Muitos países já estabeleceram quais fatores são mais prevalentes e significativos em suas populações. O Brasil, por sua diversidade étnica e regional tem dificuldade de estabelecer um padrão nacional. Cabe aos setores regionais de saúde promoverem a coleta e divulgação destes dados.
SERVIÇO:
"II CAMPANHA DE PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO EM OSTEOPOROSE"
Evento gratuito para pessoas com idade a partir de 50 anos.
Vagas limitadas.
19 de outubro de 2009, das 9h às 17h no SESC Centro (Ginásio de Esportes).
Rua José Loureiro, 578 - Centro.
Curitiba - Paraná.
(41) 3233-7422.
http://www.sescpr.com.br/