22/08/2009

Setor Brasílio Itiberê: A Arena unificada.

São menos de 130 metros que separam os setores Madre Maria e Buenos Aires. Mas foram quase 10 anos de espera para vê-los unidos. Neste domingo o Atlético abre o novo setor de sua Arena, a reta Brasílio Itiberê, que mais do que fornecer 3.286 novos lugares à capacidade total, irá unificar o estádio mais moderno do Brasil.
E estes dez anos de espera não foram em vão. Desde a inauguração da Arena, em junho de 1999, o Atlético já buscava a ampliação do seu estádio. No entanto, uma batalha jurídica com o colégio Expoente, dono de parte do terreno, atrasou o projeto atleticano até a metade desta década. Foi só em julho de 2005 que o CAP entrou em acordo com o proprietário do terreno e acertou a ocupação, que ficaria marcada para 1° de janeiro de 2007.
As obras começaram oficialmente no dia 3 de maio daquele ano, quando os tratores iniciaram a retirada de terra de parte do terreno, nivelando com o campo de jogo. No decorrer do ano foram sendo derrubadas as estruturas do antigo colégio e em paralelo o CAP ia preparando o início das obras. Em outubro de 2007, o CAP divulgou o projeto da nova Arena e aí então era só esperar o início das obras.
"O Atlético Paranaense já investiu até hoje cerca de R$ 3,5 milhões só em projetos, para readequar seu projeto da Arena às normas da FIFA atuais. Clube nenhum do Brasil fez. O Atlético sempre com a sua idéia de dar um salto à frente dos outros", avalia o vice-presidente do CAP, Ênio Fornéa.
E foi com o trabalho de apenas três funcionários retirando tapumes, que no dia 3 de junho de 2008 as obras do setor Brasílio Itiberê foram inauguradas. De lá para cá, cerca de 20.000m³ de terra foram retirados, 65 pilares erguidos, 188 perfurações feitas que totalizam mais de 1,5 km lineares e cerca de 50 operários de diferentes empresas passaram pelo canteiro de obras. Confira as fotos da evolução de toda a obra na seção Mirante Virtual.
Embaixo das cadeiras vermelhas que são vistas hoje, está a estrutura para receber os futuros vestiários e salas anexas, além de ter apenas um muro de vidro de 1,67 m dividindo a torcida e o campo.
Acesso:
O acesso dos sócios ao setor Brasílio Itiberê se dará pela entrada Buenos Aires. Um corpo de staff estará apto a auxiliar os novos sócios a encontrar suas cadeiras e facilitar o trânsito de torcedores. O setor BI terá sanitários e lanchonetes específicos, localizados na divisa com o setor Madre Maria.