25/08/2009

Recepção às torcidas adversárias.

A Torcida Os Fanáticos, preocupada em desenvolver um trabalho sério e com responsabilidade, há tempos vem realizando um processo de conscientização junto de seus torcedores e associados. O objetivo desta ação é mostrar a verdadeira ideologia de uma Torcida Organizada e acabar com a violência covarde que infelizmente existe no futebol. Várias reuniões foram realizadas entre as lideranças das três principais Torcidas da Capital, juntamente com autoridades de diversos setores envolvidos, como a Polícia Militar, Guarda Municipal, Ministério Público, URBS, Secretaria do Esporte e clubes de futebol.
No dia 18 de julho, numa iniciativa do vereador Julião da Caveira, foi realizado o I Seminário “Futebol, uma jogada pela paz”, na busca por alternativas no combate à violência entre torcidas e vandalismo ao patrimônio público de Curitiba, melhorando a imagem das torcidas organizadas e conscientizando o torcedor. Em seguida, numa iniciativa do Ministério do Esporte, foi realizado em São Paulo o I Seminário Nacional de Torcidas Organizadas, considerado um marco na história das torcidas e que reuniu representantes de todas as Torcidas Organizadas do Brasil e várias autoridades. O evento discutiu o fim da violência no futebol e alternativas para que as torcidas pudessem contribuir significativamente com isso, deixando a rivalidade para as festas dentro das arquibancadas.
Durante a realização deste seminário, houve uma reunião entre a diretoria de todas as torcidas na sede da Torcida Gaviões da Fiel. Numa conversa entre homens, foi deixado de lado muita mágoa e rancor, decorrentes de problemas passados e ficaram acordados vários assuntos na intenção de preservar as torcidas organizadas. A situação está realmente preocupante e a extinção definitiva das torcidas organizadas está bem próxima. Por isso, precisamos nos unir e deixar as diferenças de lado para lutarmos contra o fim das organizadas.
Uma das medidas encontradas foi a recepção de torcidas visitantes que não tenham nenhum tipo de amizade com a torcida da casa, ou seja, quando uma torcida adversária acompanhar o time fora de casa, a torcida do clube mandante ficará responsável por receber a torcida de fora e levá-la até ao estádio, evitando ataques e brigas durante o trajeto. Este trabalho vem sendo realizado pelas maiores torcidas organizadas do Brasil que, deixando de lado a rivalidade e quebrando vários tabus, vem dando exemplo de civilidade e comprometimento com a causa. No jogo contra o Barueri, muita gente não entendeu o motivo pelo qual nossa Diretoria recepcionou seus torcedores e escoltou os mesmos antes e após o jogo.
Portanto, queremos deixar bem claro que indiferente de rivalidade ou se a torcida é aliada de "fulano" ou "ciclano", iremos continuar realizando este trabalho, pois temos amor por nossa Associação e comprometimento com nossos associados e por todos que lutaram e trabalham por esta torcida. Independente de quem goste, aceite ou critique, é assim que irá funcionar e ponto final. Queremos ver agora, se aquela galera (coletivo de bundão) que se junta para atirar pedra nos outros e depois sai correndo, vai ter a moral de botar as caras e aguentar o rojão. Não iremos jogar no lixo nossa história e muito menos fecharmos nossas portas sem lutarmos.
Sabemos que não existe mais espaço para tanta violência e não podemos nos omitir ou fugir de nossa responsabilidade. É hora de fazermos nossa parte e mostrarmos que realmente somos civilizados. Temos uma ideologia, temos uma história e temos uma razão de existir. Não somos bichos e iremos lutar com todas as nossas forças pelo nosso direito de torcer organizado. É preciso colaboração e comprometimento de todos neste processo e quem realmente sabe o que é Torcida Organizada e dá valor a isso, com certeza irá abraçar esta causa.
O fim das organizadas está próximo, cabe a nós lutarmos e provarmos para todo um país que temos princípio, ideologia e responsabilidade.
Diretoria Os Fanáticos