04/08/2010

BNDES diz hoje se aceita oferta de Curitiba.

O Banco Nacional de Desenvol­­vi­­mento (BNDES) deverá responder hoje se aceita os títulos de potencial construtivo da cidade de Curi­­tiba como garantia para emprestar cerca de R$ 90 milhões para o Atlé­­tico reformular e finalizar a Arena da Baixada nos moldes exigidos pela Fifa para a Copa de 2014. Uma reunião entre o presidente do banco, Luciano Coutinho, e o Comitê Executivo da Copa está marcada nesta tarde, no Rio de Janeiro.
“Já está na hora de termos uma resposta”, afirmou ontem Wilson Portes, o secretário-executivo do Comitê. De acordo com ele, na reunião será detalhado melhor como funcionam os títulos de potencial construtivo - que serão cedidos ao Atlético no mesmo valor do empréstimo que seria contraído junto ao BNDES e, depois, poderão ser vendidos.
Logo após essa conversa sairia a tão esperada resposta. Inicial­­mente, quem faria a explanação seria Luiz Fernando Jamur, secretário do governo municipal. Con­­tudo, ontem ele ainda não tinha confirmada sua ida ao evento.
O encontro foi pedido pelo go­­vernador do estado, Orlando Pes­­suti. Era para ter ocorrido na se­­gunda-feira, mas foi adiado pois Coutinho retornava do Japão. Tam­­bém participará do encontro o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e Luiz de Carvalho, o gestor da capital para a Copa de 2014.
De acordo com fontes no governo estadual, o otimismo quanto à aceitação pelo BNDES dos títulos de potencial construtivo da cidade de Curitiba como garantia teria dado uma diminuída. Por isso, o encontro de hoje foi agendado com a intervenção do Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
Caso as garantias sejam rejeitadas, o comitê afirma que teria novas alternativas para conseguir o financiamento para a Arena da Baixada, sem revelar, no entanto, quais seriam elas. Se forem aceitas, o pedido de empréstimo ainda teria de ser oficializado ao banco.
A comitiva do estado deverá viajar pela manhã, quando tentará, também, agendar uma visita com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.