13/07/2010

Cruzeiro não vence o CAP na Arena desde 2003.

Em 11º lugar no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro volta à disputa da competição nesta quarta-feira, diante do Atlético-PR, agora sob o comando de Cuca. Para buscar uma vitória na estreia oficial do novo treinador, o time celeste precisará quebrar um tabu na Arena da Biaxada, em Curitiba, que já dura desde 2003.
A última vez que o Cruzeiro obteve uma vitória sobre a equipe rubronegra pelo Brasileirão na casa do Atlético-PR aconteceu na campanha do título brasileiro. A equipe que era comandada por Vanderlei Luxemburgo e liderada por Alex dentro de campo venceu o time paranaense por 4 a 1.
Desde então foram três vitórias do Atlético-PR e três empates. Em 2004 e 2005, a equipe paranaense venceu por 3 a 1 e 5 a 4, respectivamente. Nas duas edições seguintes, houve empates em 1 a 1 e 2 a 2. Em 2008, o time rubronegro voltou a vencer, por 1 a 0.
Pelo Brasileirão de 2009, o Cruzeiro arrancou um empate nos minutos finais. Depois de sair atrás no placar e o árbitro Paulo César Oliveira expulsar o meia Gilberto, o zagueiro Leonardo Silva marcou de cabeça o gol da igualdade.
O atacante Thiago Ribeiro reconhece que a dificuldade para vencer na Arena da Baixada é muito grande. “Jogar lá sempre foi difícil, com as equipes que joguei, sempre que fui jogar lá nunca ganhei, o máximo que consegui foi empatar um jogo. Isso prova o quanto é difícil. Apesar de o Atlético estar na parte de baixo da tabela, todo mundo volta zerado para se reabilitar. Vai ser pedreira e temos de estar concentrados para fazer nosso jogo e tentar voltar com a vitória”, disse.
Na Arena da Baixada, Ribeiro espera que o time esteja tranquilo para superar a pressão da torcida atleticana. “Chegou a hora de vencer jogos, em casa e fora. Lá é, sem dúvida, um dos jogos mais difíceis fora de casa. Tem muita pressão o tempo todo, temos de ter tranquilidade, a torcida não entra em campo, precisamos valorizar a posse de bola, porque com a bola no pé a chance de chegar ao gol é bem maior”, observou.
Já o volante Marquinhos Paraná destacou a importância de uma boa marcação. “Sabemos que é difícil, mas o Cruzeiro sempre joga para vencer. Temos de ter marcação forte. O campo não é tão grande, temos de ter boa marcação, errar o menos possível e as poucas oportunidades que tiver é fazer”, salientou.