02/06/2010

Sem brilho e sem ritmo, Brasil vence Zimbábue por 3 a 0.

No penúltimo teste antes da estreia na Copa, seleção de Dunga não empolga e mostra futebol apagado.
A seleção brasileira confirmou o favoritismo e venceu hoje o Zimbábue por 3 a 0, no estádio Nacional de Harare. No primeiro teste da fase de preparação para a Copa, o Brasil correu riscos e conseguiu a vitória na base do talento individual e da bola parada.
Os erros durante o hino nacional brasileiro, tocado por uma orquestra local a minutos da partida contra a seleção do Zimbábue, era um prenúncio das dificuldades durante o primeiro tempo da seleção de Dunga. Sem Juan, poupado e com Thiago Silva na zaga, o Brasil teve muitos problemas para sair da marcação da equipe da casa, que sem a bola, atuava com praticamente 10 homens atrás da linha da bola. Pior, antes de abrir o marcador, quase sofreu o gol em pelo menos quatro oportunidades.
Na mais perigosa, Owidy Karuru, aos 18, isolou por cima do gol de Júlio César após rápido contra-ataque. No lance, o goleiro brasileiro se contundiu e foi substituído por Gomes.
Aos 25, o primeiro chute brasileiro no jogo. De Kaká para Luís Fabiano, que bateu de esquerda para fora. Dois minutos depois, Benjani, melhor jogador do Zimbábue, cabeceou com perigo e o goleiro reserva do Brasil fez boa defesa. Até esse momento da partida, o Brasil já havia feito 19 passes errados.
O gol brasileiro só saiu aos 41 minutos. Após falta em Luís Fabiano, Michel Bastos acertou um forte chute de esquerda no ângulo do Sibanda. Com a porteira aberta, dois minutos depois, Maicon lançou de três dedos e Robinho ampliou com um toque de leve na saída do goleiro.
No intervalo, o técnico Dunga fez três alterações. Nos lugares de Kaká, Maicon, Lúcio entraram Júlio Baptista, Daniel Alves e Luisão, respectivamente. No único lance em que mostrou entrosamento durante toda a partida, Daniel, pela direita, tocou para Júlio Baptista que voltou, de calcanhar, para o lateral-direito. Cabeça erguida, o jogador do Barcelona tocou para o meio da área e Elano só encostou para o gol vazio.
Depois, ocorreu a troca da dupla de atacantes. Luís Fabiano, apagado e fora de ritmo, deu lugar a Grafite, e Robinho a Nilmar. Contudo, continuava o problema da falta de ligação entre o meio-campo e o ataque. Em ritmo de treino, o Brasil tocou a bola e esperou o árbitro sul-africano Abdul Basit Ebrahim apitar o final do jogo.
Na segunda-feira, dia 7, em Dar Es Salaam, a seleção brasileira encara a Tanzânia no último teste antes da estreia contra a Coreia do Norte, dia 15 de junho, no Ellis Park, em Johanesburgo.
Ficha técnica:
Data: 02/06/2010, quarta-feira
Horário: 10h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Nacional, em Harare (Zimbábue)
Árbitro: Abdul Basit Ebrahim (África do Sul)
Auxiliares: Somi Luyanda e Rezeers Andren (ambos da África do Sul)
Brasil
Júlio César (Gomes); Maicon (Daniel Alves), Lúcio (Luisão), Tiago Silva e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká (Júlio Baptista); Robinho (Nilmar)e Luís Fabiano (Grafite).
Técnico: Dunga
Zimbábue
Sibanda; Mapenpa, Markowese, Mwanjali e Djambo (Nyoni) ; Nengomashe, Rambanepasg (Alumenda), Antipas (Mushekwi); Benjani, Owidy Karuru (Nikata) e Knowleose.
Técnico: Norman Mapeza