19/06/2010

Brasil enfrenta a Costa do Marfim neste domingo.

Por conta da conservação do gramado do Soccer City, treino de reconhecimento foi cancelado pela Fifa.
A seleção entrará em campo neste domingo para enfrentar a Costa do Marfim, na segunda partida das duas seleções na Copa do Mundo, e tem a preocupação de anular os riscos trazidos pelo artilheiro Didier Drogba, que deve começar jogando, para vencer e colocar um pé nas oitavas de final.
O atacante, principal jogador da seleção marfinense, se recupera de uma lesão no ombro direito e ficou na reserva no empate sem gols de sua equipe diante de Portugal, tendo entrado apenas aos 20 minutos do segundo tempo.
Amanhã, no entanto, Drogba deve ser titular, embora o técnico de Costa do Marfim, o sueco Sven-Goran Eriksson, tenha transformado a presença do centroavante no time titular em um teste de adivinhação.
"Não se surpreendam se Didier Drogba começar o próximo jogo contra o Brasil", afirmou, sem dar pistas de sua escolha.
Com 44 gols em 52 partidas com o Chelsea, o jogador de 32 anos aparece como a principal preocupação da defesa brasileira, que é apontada como uma das melhores do mundo, mesmo tendo sofrido um gol na estreia, na vitoria sobre a Coreia do Norte por 2 a 1.
Contra os portugueses, Drogba jogou com um protetor no ombro direito fraturado no amistoso contra o Japão, semanas antes do começo da Copa, após ter sido atingido pelo brasileiro naturalizado Túlio Tanaka.
Apesar da grande preocupação com a estrela marfinense, o atacante levou a pior no primeiro confronto que teve contra parte da defesa do Brasil. Nas oitavas de final da Liga dos Campeões 2009/2010, o Chelsea, de Drogba, foi eliminado pela Inter de Milão, que viria a ser campeã com Júlio César, Lúcio e Maicon no time titular.
Mas Drogba e o comportamento da defesa não são as únicas preocupações de Dunga. O técnico espera que Kaká, principal jogador da equipe, reencontre no domingo o futebol que não apresentou na estreia.
Voltando de recuperação de uma pubalgia, seguida de um edema na coxa esquerda, o meia não vem conseguindo apresentar o nível que o levou a se consagrar como o melhor do mundo.
Com isso, pelo menos na primeira partida, quem assumiu o papel de maestro do time foi o atacante Robinho, que acabou sendo um pouco recuado no decorrer da partida de estreia e deu passe para o segundo gol do Brasil, feito por Elano.
A outra alternativa a Kaká está no banco, é Júlio Baptista. Mas o próprio jogador reserva fez questão de esclarecer que, apesar de ter o desejo de jogar e acreditar que pode substituir seu companheiro nos tempos de São Paulo, no começo da carreira, o técnico manterá o time titular que todos já conhecem.
"Ele (Dunga) vem trabalhando muito com essa equipe e não quer mudar, quer estabilidade", explicou Júlio Baptista.
Para o goleiro Júlio César, enfrentar um adversário que tem maior poder ofensivo que os norte-coreanos pode facilitar o trabalho dos atacantes, pois haverá mais espaços para jogar.
Gilberto Silva torceu o tornozelo no treino de sexta-feira, mas foi confirmado por Dunga como titular.
Uma vitória convincente sobre um rival de grande força física e de talentos individuais, como a Costa do Marfim, permitiria a Dunga encarar sem tanta pressão o último desafio no grupo G, a seleção de Portugal, que na segunda-feira enfrentará a Coreia do Norte.
Mas o desafio não deverá ser fácil. Pelo menos é a expectativa do técnico adversário: "será um jogo difícil, mas olhando o desempenho que tivemos diante de Portugal, somos capazes de surpreender o Brasil", disse Eriksson.
Além de Drogba, Costa do Marfim tem outros destaques, como o zagueiro Kolo Touré e seu irmão, o volante Yaya Touré, além do meia Eboué e do atacante Kalou, companheiro de Drogba no Chelsea.

Prováveis escalações:

Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano. Técnico: Dunga.

Costa do Marfim: Barry; Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiene; Yaya Touré, Eboué e Tiote; Arouna Dindane, Gervinho e Didier Drogba. Técnico: Sven-Goran Eriksson.

Árbitro: o Stéphane Lannoy (França), auxiliado por seus compatriotas Eric Dansault e Laurent Ugo.