08/06/2010

Ato Público acontece em várias cidades do Paraná nesta terça-feira.

Não é só Curitiba que vai manifestar publicamente sua indiganação perante as denúncias de corrupção na Assembléia Legislativa do Paraná. Várias cidades do interior do estado também se mobilizaram em torno da campanha “O Paraná que Queremos” e prepararam manifestações públicas contra a corrupção e a impunidade. Várias subseções da OAB no Paraná, em conjunto com entidades de classe, associações comerciais e sindicatos, marcaram para terça-feira (08) atos públicos, que acontecem simultaneamente à manifestação que será realizada em Curitiba, a partir das 18h, na Boca Maldita. A campanha “O Paraná que Queremos”, deflagrada pela OAB Paraná, defende a ampla investigação das denúncias contra a Assembleia Legislativa. Confirmaram a realização de atos públicos nesta terça-feira as subseções de Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.
Em Ponta Grossa, o ato público será realizado em parceria com a Associação Comercial da cidade. A concentração acontece no Terminal de Ônibus Parque Ambiental. A União de Estudantes de Ponta Grossa está coletando assinaturas ao manifesto no calçadão da cidade, desde o último sábado (5) até a hora da manifestação. “Nós, como entidade, estamos fazendo nosso trabalho, mas é preciso o respaldo da população para que não fique um ato de uma instituição só. É preciso que isso seja visto como um ato da sociedade, uma repulsa aos escândalos que vêm acontecendo na Assembleia Legislativa”, diz o presidente da subseção, Luiz Alberto Kubaski.
O Plenário da Câmara, no centro da cidade será o palco da mobilização em Pato Branco. A subseção, em parceria com a Associação Comercial, fará distribuição de panfletos e chamará os interessados em aderir à campanha para que assinem o manifesto. “A mobilização da população nesse momento é muito importante para dar apoio à campanha que a OAB Paraná deflagrou e que foi encampada por várias entidades signatárias. Esse ato deve contribuir para que os representantes da Assembleia Legislativa acabem por dar as respostas necessárias e que o Ministério Público possa tomar as providências para punir os culpados”, afirma Luiz Antonio Corona, da OAB Pato Branco.
Na cidade de Londrina, a subseção programou um ato público no Calçadão, na Avenida Paraná, esquina com rua Professor João Cândido. “Tudo indica que essa campanha será muito eficiente. Fizemos uma parceria com a Associação Comercial e Industrial (Acil), produzimos um material que será distribuído inclusive em missas e cultos religiosos. É importante que as pessoas se conscientizem para que esses escândalos não caiam no esquecimento”, diz o vice-presidente da subseção de Londrina, Eliton Araújo Carneiro.
Em outras cidades como Guarapuava, Cascavel, Maringá e Foz do Iguaçu, Paranavaí e Umuarama, as associações comerciais também lideram as manifestações junto com os advogados. Em Cascavel, a população vai se reunir no calçadão, em frente à Catedral. Foz do Iguaçu vai promover uma passeata na Avenida Brasil, com a participação de trabalhadores, empresários, estudantes e representantes de diversas entidades. Em Guarapuava, os manifestantes promovem uma caminhada cívica e em Maringá, um ato público. Em Marechal Cândido Rondon, na esquina das ruas Sete de Setembro com Santa Catarina, será instalada uma barraca, das 9h às 18h, com computador onde as pessoas vão poder assinar o manifesto eletrônico contra corrupção no site www.novoparana.com.br. A partir das 18 horas haverá um encontro que deve reunir os presidentes da Associação Comercinal, Industrial e Agropecuária, do Observatório Social da cidade e da subseção da OAB, além de professores, estudantes, empresários, agricultores e população em geral. O presidente da subseção da OAB Umuarama, Celso Hiroshi Iocohama definiu o ato como “Um grito pela moralidade pública”.
O ato público em Curitiba tem início às 18h, na Boca Maldita, com atrações artísticas e grupos musicais que apoiam o movimento, como as bandas Blindagem e Terminal Guadalupe.
Confira as cidades onde subseções da Ordem já confirmaram a realização de atos públicos:
Curitiba - 18h - Boca Maldita
Ponta Grossa - 18h - Terminal de Ônibus Parque Ambiental
Pato Branco - 18h - Plenário da Câmara
Londrina - 18h - Calçadão (Avenida Paraná)
Guarapuava - 18h - Caminhada cívica pelo calçadão
Cascavel - 18h - Calçadão (em frente à Catedral)
Maringá - 17h30 - Sincomar
Marechal Cândido Rondon - 18 horas - Esquina das ruas Sete de Setembro e Santa Catarina
Foz do Iguaçu - 17h - Passeata na Avenida Brasil
Paranavaí - 17h - Calçadão da rua Souza Naves
Umuarama - 17h30 - Praça Miguel Rossafa
Paranaguá – 18h – Praça Fernando Amaro
Campo Mourão – 18h - Praça da Matriz