23/06/2010

Atlético está fora da zona do rebaixamento.

O Atlético foi beneficiado por uma decisão do STJD, na noite de ontem, e deixou a zona de rebaixamento, subindo da 17.ª para a 16.ª colocação. O que beneficiou o Rubro-Negro foi que o Grêmio Prudente perdeu três pontos, por ter utilizado o zagueiro Paulão, de forma irregular, na partida contra o Flamengo, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 23 de maio, no Maracanã.
Com isso, o representante paulista caiu da 15.ª posição, com oito pontos, para a 18.ª, com cinco, agora dentro da zona do rebaixamento. O jogador foi absolvido e o clube ainda terá que pagar uma multa de R$ 1 mil.
A punição foi sugerida pelo relator Otacílio Araújo, da 2.ª Junta Disciplinar do STJD. O resultado da votação foi por maioria, por três votos a um, inclusive do presidente Paulo Valled Perry. Ainda cabe recurso ao Tribunal Pleno, mas a reversão da decisão é incomum.
O Prudente foi incurso, por incluir atleta irregular, no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O zagueiro Paulão tinha sido expulso na estreia, na goleada sofrida diante do Avaí por 6 x 1.
Depois foi punido, no dia 21 de maio, uma sexta-feira, por duas partidas. Como tinha cumprido a automática deveria ficar de fora outra partida, o que não aconteceu.
Mário Bittencourt, advogado de defesa, alegou que o clube só foi comunicado da decisão do Tribunal na segunda-feira, ou seja, um dia após a realização do jogo em questão.
Disse também que o jogador Paulão participou pouco no jogo, uma vez que entrou no seu transcorrer, quando o placar estava praticamente definido, por 2 a 1, a favor do Flamengo, que ao final venceu por 3 a 1.
Após a Copa do Mundo, o Prudente passa a buscar a recuperação na tabela de classificação. Seu primeiro jogo, válido pela oitava rodada, será contra o Fluminense, no dia 15 de julho, no Rio de Janeiro.