07/05/2010

Ministério dos Esportes promoverá diálogo com organizadas.

Assim como no ano passado, o Ministério dos Esportes abrirá uma discussão em torno da segurança nos estádios e terá como tema principal na pauta as torcidas organizadas. O seminário, agendado para os dias 8 e 9 de maio no Rio de Janeiro, pretende abordar também o lado social protagonizado pelas facções das arquibancadas, além de apresentar o manual de padronização das ações das Polícias e do Corpo de Bombeiros em dia de jogo, evitando assim excessos por parte das forças repressivas.
Após criar, em 2009, o projeto ‘Torcida Legal’ (série de medidas que visa a segurança e o conforto dos espectadores), que alterou em alguns parágrafos o Estatuto do Torcedor e foi aprovado pela Câmara dos Deputados - restando apenas o ‘visto’ do Senado -, o Ministério dos Esportes debaterá as iniciativas já regulamentas como a obrigatoriedade dos cincos laudos para os estádios (segurança, engenharia, prevenção e combate de incêndio, condições sanitárias e higiene e de estabilidade estrutural) receberam uma partida.
Outra medida que está prestes a ser concluída é a implementação do sistema de controle de acesso e monitoramento em todos os estádios da série A e B do Campeonato Brasileiro. O projeto tem o intento de facilitar a identificação e a procura de eventuais trangressores da lei.
Estarão presentes no encontro dirigentes e presidentes das organizadas das principais equipes do futebol brasileiro (séries A e B), além de autoridades do Ministério do Esporte, do Ministério da Justiça, da CBF e do Ministério Público carioca.