21/05/2010

Comitê local garante Arena sem verba pública.

Governo do estado e prefeitura asseguram ter achado saída legal para concluir estádio. Anúncio será feito na próxima semana a Ricardo Teixeira.
A solução financeira para conclusão da Arena está definida e não dependeria dos cofres públicos. A garantia foi dada ontem pelo gestor de Curitiba para a Copa do Mundo de 2014, Luiz de Carvalho, após a reunião entre o governador Orlando Pessuti e o prefeito Luciano Ducci. A medida em conjunto para viabilizar as obras do estádio será apresentada ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, provavelmente na terça-feira. O dirigente está em Curitiba para acompanhar a seleção brasileira.
“É o resultado de uma situação que estava em trâmite, após várias discussões e sugestões, como a questão do dinheiro público, que não podemos utilizar e não será feito. Te garanto”, disse Carvalho, sem citar mais detalhes.
De acordo com a prefeitura, será uma solução legal e viável para auxiliar o Atlético a adequar suas instalações às exigências do Mundial e ao padrão estipulado pela Fifa. “Vamos equacionar essa solução e cada um vai fazer sua parte”, garantiu Pessuti.
O anúncio dissolve um impasse intensificado no fim de abril, quando o vice-presidente do Furacão Enio Fornea fez duras cobranças ao poder público por uma parceria pró-Arena. “Se não houver participação do governo municipal e estadual, o Atlético não vai fazer nada. A obra não vai sair”, declarou à época.
A diretoria rubro-negra se comprometia a bancar um terço dos R$ 138 milhões orçados para a conclusão do estádio. Sem encontrar um investidor privado, o clube repassou a responsabilidade pelo restante da verba para governo e município.
As autoridades alegaram a impossibilidade de aplicação de recursos públicos e se comprometeram a encontrar uma alternativa, que enfim teria sido alcançada Com o anúncio, Curitiba pretende ser a primeira entre as sub-sedes do Mundial a apresentar as garantias para o estádio e infraestrutura exigidas pela CBF após a série de vistorias realizada nas duas últimas semanas. Pro­­curado, o clube não se manifestou ontem sobre o assunto.
O novo posicionamento do estado e da prefeitura coincidiu com uma notícia divulgada ontem no site Uol, sobre uma possível desistência de Curitiba da Copa por causa do imbróglio. “Há o risco de o Paraná deixar o projeto”, havia declarado Alci­­dino Bittencourt, secretário estadual especial para a região metropolitana de Curitiba. “Não sei quem é essa pessoa. Nunca participou de uma reunião. Foi um baita irresponsável. Fui procurado o dia inteiro pela imprensa. Não sei que interpretação deram. A Copa vai acontecer aqui e na Arena”, rebateu Luiz de Carvalho.