11/05/2010

Bernardo avalia corte de cidades-sede.

Ministro do Planejamento vê possibilidade de Copa em apenas seis cidades brasileiras.
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou nesta terça (11) que as cidades que não cumprirem o cronograma de obras da Fifa poderão ser excluídas da Copa de 2014. Após a apresentação dos modelos de fiscalização que serão adotados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para dar transparência aos gastos públicos destinados à preparação do Brasil para o Mundial, Bernardo disse que o torneio poderá ser realizado em apenas seis locais. "Já ouvi dirigentes de clubes (donos de estádios), que têm responsabilidades, dizendo que não farão a reforma. Tudo bem. Nós vamos ter de arrumar outro estádio. Imagino que, com seis cidades-sede, já é possível realizar o Mundial", declarou Paulo Bernardo à "Agência Brasil".
Na semana passada, dirigentes do Atlético-PR afirmaram que se os governos do Paraná ou de Curitiba não investirem parte dos R$ 90 milhões da ampliação da Arena da Baixada, o estádio ficaria fora da Copa. Os cartolas do Internacional, por sua vez, esperam a aprovação de isenções tributárias para começar as obras no Beira-Rio, orçadas em R$ 140 milhões.
"Se alguém disser que não tem condições de fazer o que foi combinado, precisaremos discutir, repensar, ou pensar em outras cidades, ou diminuir o número de sedes. Nós assinamos um termo do que é compromisso dos estados e municípios. Quando foi para escolher as cidades, todos se comprometeram a fazer os investimentos", disse o ministro.
Bernardo ressaltou que não cabe ao governo federal construir estádios. Disse, ainda, que as obras de mobilidade urbana são de responsabilidade dos estados e municípios. "Isso já foi negociado, e estamos disponibilizando, via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e Caixa Econômica Federal, empréstimos subsidiados, como o destinado a metrôs, que têm prazo de 30 anos com juros de 5,5% ao ano", acrescentou.
Levantamento do Portal 2014 mostrou que seis sedes estoraram o último cronograma da Fifa, 3 de maio, para começar as obras nos estádios: Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.