09/04/2010

Quase um terço dos ingressos para a Copa ainda estão à venda.

A praticamente dois meses do início da Copa da África do Sul, cerca de 800 mil dos três milhões de ingressos para os 64 jogos da competição ainda não foram vendidos. Nem a Fifa, nem o Comitê Organizador Local (LOC, em inglês) garantem que os estádios sul-africanos ficarão lotados durante a Copa.
"Eu gostaria de dizer que sim", afirmou o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, durante entrevista coletiva em Soweto, na periferia de Johanesburgo, na qual fez um balanço da quarta fase de venda de ingressos e anunciou as novidades para a quinta e última etapa de comercialização.
"O importante não é vender todas as entradas, mas que todos os lugares estejam ocupados durante as partidas", acrescentou Valcke.
O secretário-geral teme que os patrocinadores que não utilizarão seus ingressos deixem de devolvê-los a tempo para disponibilizá-los a outros torcedores. "Se você é um bom anfitrião, deve estar lá. Não se pode convidar as pessoas e você não ir", disse o diretor-executivo do LOC, Danny Jordaan.
"Queremos ter a certeza de que todos os estádios estarão cheios e tudo o que pudermos fazer para conseguir isso vamos fazer nos próximos 62 dias", acrescentou Valcke, lembrando que a Copa começa em 11 de junho.
A grande novidade desta última fase de venda de entradas é que os sul-africanos poderão adquiri-las em 11 bilheterias nas nove cidades-sede, 16 filiais da cadeia de supermercados Checkers e 600 agências do banco FNB.
O próprio presidente da Fifa, Joseph Blatter, recebeu reclamações dos sul-africanos em sua última visita ao país, quando restavam 100 dias para o início do Mundial. Ele ouviu que a compra de ingressos pela internet ainda não é uma prática disseminada no país.
"Talvez não seja o sistema mais adequado para os sul-africanos", reconheceu Valcke, ao dizer que "nunca é tarde para aprender".
A Fifa e LOC sofrem com o baixo interesse dos torcedores europeus em relação ao Mundial. Os dos Estados Unidos, por outro lado, são os que demonstraram mais entusiasmo com a Copa até agora, com 118.945 ingressos comprados até hoje.
Os fãs norte-americanos ficam atrás apenas dos próprios sul-africanos, que já compraram 925.437 entradas. Também se destacam os britânicos (67.654), alemães (32.269), australianos (29.657) e canadenses (16.001).
Segundo a Fifa e o LOC, os torcedores estão sendo especialmente receptivos com os jogos que serão disputados nos estádios Soccer City, em Soweto, e Green Point, na Cidade do Cabo. Além disso, jogos como Estados Unidos x Inglaterra e Brasil x Portugal tiveram uma grande demanda por ingressos.
Valcke assegurou que a Fifa está fazendo o que está ao seu alcance para facilitar a vida dos torcedores dos países vizinhos da África do Sul, onde a demanda foi pequena até o momento. "Se os estádios não encherem, seria dramático", concluiu Jordaan, lembrando que 80% dos sul-africanos gostam de futebol.