27/04/2010

Campeonato Brasileiro das Séries A e B tem Seminário de Abertura no Rio de Janeiro.

Encontro reuniu presidente da CBF, dirigentes e profissionais dos 40 clubes participantes
A CBF realizou nesta terça-feira no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o Seminário de Abertura do Campeonato Brasileiro 2010 das Séries A e B. Com a presença de presidentes, dirigentes e profissionais de futebol dos 40 clubes participantes da competição, o Seminário teve o primeiro pronunciamento a cargo do presidente Ricardo Teixeira, que compôs a mesa principal com Alcino Rocha, assessor especial de futebol do Ministério do Esporte, representando o ministro Orlando Silva.
O presidente Ricardo Teixeira destacou alguns aspectos que tornaram o Campeonato Brasileiro um sucesso de público e mérito esportivo, como a competitividade proporcionada pelo já consolidado sistema de pontos corridos, o seu planejamento e organização, traduzidos pelo fiel cumprimento do regulamento, assim como a divulgação com antecedência da tabela e do calendário.
Esses fatores levaram em consequência ao crescimento das receitas de patrocínios de clubes, o que pode ser comprovado notadamente nesses dois últimos anos. O fortalecimento da Série B, verificado a cada ano, foi outro ponto destacado pelo presidente Ricardo Teixeira.
No Seminário foram realizados debates e palestras, a começar pela Mesa-Redonda I, com a participação do diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio, que tratou do tema "Aspectos do Regulamento", e do diretor de Registro e Transferências, Luís Gustavo Vieira de Castro, que falou sobre "Aspectos dos Registros de Contratos", ambos feitos de maneira didática e com orientações aos representantes dos clubes.
O assessor jurídico da CBF, Valed Perry, tratou do tema "Aspectos legais", seguido do procurador geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schimtt, que abordou o tema "Aspectos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva". Schmitt ilustrou a palestra com exemplos práticos e chegou a propor a realização de outros encontros em que estará à disposição para prestar orientação aos clubes. Marcelo Campos Pinto, da Globo Esportes, foi o mediador do debate.
O diretor da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, ressaltou as iniciativas tomadas pelo presidente Ricardo Teixeira, como cursos de aprimoramento, avaliações físicas e teóricas, entre outras atividades, na busca da melhora do nível da arbitragem brasileira.
Ao final da Mesa Redonda I, houve a participação dos presentes com perguntas.
À tarde, foi realizada a Mesa-Redonda II, com o tema "Competitividade na disputa do Campeonato" sendo abordado na visão de esportistas como o presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, o presidente do Coritiba, Jair Cirino, o técnico do Botafogo, Joel Santana, o diretor de futebol do Cruzeiro, Eduardo Maluf, e por um executivo de TV, Telmo Zanini, da Globo Esportes.