05/04/2010

Atlético vence clássico contra o Paraná e mantém distância para o Coritiba.

Javier Toledo faz gol que deixa Furacão distante um ponto do Coxa.
O Atlético venceu o Paraná por 1 a 0 na tarde deste domingo (4) na Arena da Baixada. O argentino Javier Toledo fez o único gol da partida ao desviar de cabeça um escanteio batido por Paulo Baier aos 6 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Atlético se manteve na segunda colocação com 10 pontos, um atrás do Coritiba. O Paraná estacionou nos três pontos e praticamente deu adeus às chances de título.
O Furacão volta a campo na quarta-feira (7) contra o Operário na Baixada. O Paraná volta a campo no mesmo dia contra o Corinthians Paranaense na Vila Capanema.
Primeiro tempo movimentado não tem rede balançada
A primeira etapa teve as duas equipes buscando o gol em boa parte do tempo. O Atlético marcou forte na saída de bola e deixou o Paraná sem tantas opções. O Paraná, quando ficou sem a bola, congestionou a intermediária.
A primeira grande chance foi paranista. Aos 3 minutos de jogo, Márcio Diogo fez bela jogada e deu passe para Marcelo Toscano, livre, bater cruzado para fora do gol. A resposta atleticana veio aos 6 minutos, quando o lateral Raul deixou Diego Corrêa sentado no gramado e cruzou para Bruno Mineiro cabecear sem direção.
Aos 9 minutos, Raul cruzou para Bruno Mineiro, a zaga travou o atacante e a bola sobrou para Javier Toledo chutar bloqueado pela defesa. Dois minutos depois, o argentino fez o pivô para Alan Bahia chutar alto demais de fora da área.
O Paraná respondeu após a blitz atleticana com Marcelo Toscano. Aos 12 minutos, o atacante partiu pela direita e bateu cruzado para o gol. A bola passou à direita de Neto. O Atlético respondeu com Alan Bahia, aos 14 minutos, costurando pela direita e cruzando para Bruno Mineiro ser desarmado. No rebote, Alan cruzou para Pepe Toledo cabecear torto.
Aos 28 minutos, Marcelo Toscano recebeu na área, driblou Rhodolfo e chutou sobre o gol. O Atlético teve uma chance aos 34 minutos, quando Paulo Baier bateu falta quase de frente e Juninho defendeu em dois tempos.
Gol no começo do segundo tempo decide a partida
Bruno Mineiro não voltou para o segundo tempo, com entorse no tornozelo, e saiu para a entrada de Serna, que foi sacado 25 minutos depois. Tudo isso porque o Atlético fez gol rápido e, depois que o Paraná se soltou buscando o empate, o técnico Leandro Niehues optou por Netinho para jogar no contra-ataque.
A primeira chance atleticana foi em jogada que Chico, aos 3 minutos, arrancou pelo lado esquerdo e cruzei para Toledo cabecear sobre o gol. O gol saiu em escanteio aos 6 minutos. A bola na ponta esquerda foi levantada por Paulo Baier e Javier Toledo desviou de “casquinha” para as redes.
Num primeiro momento, o Paraná sentiu o golpe. Aos 10 minutos, Serna abriu para Raul chegar chutando da direita. Juninho defendeu no chão. Aos 14 minutos, Paulo Baier lançou Toledo e o argentino tentou encobrir Juninho: a bola foi na trave. Aos 16 minutos, Paulo Baier levantou falta do lado esquerdo na área e Manoel desviou de leve para defesa de Juninho.
Dos 20 minutos em diante, o Paraná passou a dominar as ações, na busca pelo empate. O Atlético passou a pensar em contra-ataques. Aos 21 minutos, Pará lançou Márcio Diogo e o camisa 11 bateu cruzado para fora numa chance clara. Num contra-ataque atleticano, os 15 minutos, Manoel arrancou do campo de defesa e bateu para a defesa de Juninho.
O Tricolor não conseguia ser mais incisivo por conta da defesa atleticana bem postada, principalmente em bolas cruzadas na área. Sem espaço, aos 35 minutos, João Paulo arriscou de longe da esquerda, sem direção. No abafa, o Paraná ficou vulnerável a um contra-ataque. Aos 46 minutos, Márcio Azevedo recebeu na intermediária, passou por três e bateu para fora.